Consumo

52% dos portugueses pretendem gastar menos dinheiro no natal

Mais de 90% dos portugueses estão de momento bastante preocupados com a inflação no preço dos produtos alimentares, nos preços da energia e com a subida do preço dos combustíveis. Estudo da Netsonda conclui que os portugueses pretendem reduzir os gastos principalmente na compra de presentes, decorações (árvores, presépios, etc.) e jantares de Natal (com amigos ou da empresa).

Hipersuper
Consumo

52% dos portugueses pretendem gastar menos dinheiro no natal

Mais de 90% dos portugueses estão de momento bastante preocupados com a inflação no preço dos produtos alimentares, nos preços da energia e com a subida do preço dos combustíveis. Estudo da Netsonda conclui que os portugueses pretendem reduzir os gastos principalmente na compra de presentes, decorações (árvores, presépios, etc.) e jantares de Natal (com amigos ou da empresa).

Hipersuper
Sobre o autor
Hipersuper
Artigos relacionados
Navigator registou 529M€ de volume de negócios no primeiro trimestre
Não Alimentar
Dias da Moda do UBBO trazem workshops e consultores de moda
Retalho
Quinta da Vacaria lança Grande Reserva 2019
Bebidas
Quinta da Vacaria
Equipa portuguesa vence final ibérica da 33.ª edição do L’Oréal Brandstorm com projeto inovador de skincare masculino
Inovação
Equipa portuguesa vence final ibérica da 33ª edição do L’Oréal Brandstorm
MC volta a integrar a “A List” do CDP e reforça liderança no combate às alterações climáticas
Retalho
MC
Monte da Bica aposta na exportação e apresenta novos vinhos
Bebidas
8º Congresso Nacional do Azeite vai debater os novos desafios para o setor
Alimentar
Retalho gerou 70.015 M€ de volume de negócios em 2023
Retalho
Marta Baptista: “A agricultura faz-se com pessoas”
Alimentar
Vinhos de Portugal promovem-se na APAS SHOW 2025 em São Paulo
Exportação
PUB

É um estudo da Netsonda  com o objetivo compreender o impacto da subida de preços registada atualmente em Portugal, nos hábitos de compras e gastos dos portugueses no período do Natal e que conclui que os portugueses pretendem reduzir os gastos principalmente na compra de presentes, decorações (árvores, presépios, etc.) e jantares de Natal (com amigos ou da empresa).

De realçar também que mais de 90% dos portugueses estão de momento bastante preocupados com a inflação no preço dos produtos alimentares, nos preços da energia e com a subida do preço dos combustíveis. A subida dos juros do crédito habitação é também uma grande preocupação para 91% dos detentores deste tipo de crédito.

PUB

A intenção de reduzir custos durante a época festiva é mais expressiva junto de quem tem filhos, crédito habitação, rendimentos até aos 1.600€ líquidos por agregado familiar ou é responsável por pagar contas de eletricidade, gás e água.

O estudo “Compras de Natal dos portugueses”, conclui que 3  em cada 4 já começaram a fazer as suas compras de Natal ou pretendem fazê-las durante o mês de novembro, sendo que 14% considera iniciar estas compras durante a Black Friday. Apenas 24% quer fazer estas compras mais perto da data Natalícia, deixando-as para o mês de dezembro.

A grande maioria dos portugueses reconhece que a subida dos preços é um fator que vai influenciar o número de presentes que vai comprar e o dinheiro que vai gastar nos mesmos. Ao comparar com o ano passado, 29% pretende efetivamente reduzir o número de presentes que vai oferecer e 44% pretende gastar menos dinheiro nos mesmos.

Neste estudo da Netsonda, os inquiridos revelaram também a intenção de comprar, em média, cerca de 9 presentes de Natal e gastar cerca de 217€ no total de presentes.

Nos factos que vão influenciar a escolha de presentes, escolher algo que a pessoa vai gostar muito, o preço e estar ou não em promoção são as principais escolhas de quem participou no estudo.

Roupa ou acessórios é o tipo de presentes que os portugueses mais planeiam oferecer, seguido por livro e chocolates. No entanto, ao comparar com os presentes oferecidos no ano passado, este ano há menos pessoas com a intenção de oferecer perfumes e tecnologia (e.g., computadores, telemóveis, etc.).

Os presentes estarem à venda num sítio onde é cómodo comprar (loja próxima, online) é importante para 7 em cada 10 portugueses. 57% planeia comprar os presentes de Natal tanto em lojas físicas como online e apenas 34% quer fazer as compras de Natal exclusivamente em lojas físicas.

A recolha da informação foi realizada entre os dias 27 de Outubro e 5 de Novembro de 2022, sendo o universo deste estudo constituído por pessoas de ambos os sexos com idades compreendidas entre os 18 e os 64 anos, residentes em Portugal Continental.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Artigos relacionados
Navigator registou 529M€ de volume de negócios no primeiro trimestre
Não Alimentar
Dias da Moda do UBBO trazem workshops e consultores de moda
Retalho
Quinta da Vacaria
Quinta da Vacaria lança Grande Reserva 2019
Bebidas
Equipa portuguesa vence final ibérica da 33ª edição do L’Oréal Brandstorm
Equipa portuguesa vence final ibérica da 33.ª edição do L’Oréal Brandstorm com projeto inovador de skincare masculino
Inovação
MC
MC volta a integrar a “A List” do CDP e reforça liderança no combate às alterações climáticas
Retalho
Monte da Bica aposta na exportação e apresenta novos vinhos
Bebidas
8º Congresso Nacional do Azeite vai debater os novos desafios para o setor
Alimentar
Retalho gerou 70.015 M€ de volume de negócios em 2023
Retalho
Marta Baptista: “A agricultura faz-se com pessoas”
Alimentar
Vinhos de Portugal promovem-se na APAS SHOW 2025 em São Paulo
Exportação
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Navegue

Sobre nós

Grupo Workmedia

Mantenha-se informado

©2025 Hipersuper. Todos os direitos reservados.