Smartex angaria 25 milhões de euros
A Smartex angariou 24,7 milhões de dólares (cerca de 25 milhões de euros) na série A de investimento para expandir o negócio para o estrangeiro, aumentar sua equipa e desenvolver […]

Filipe Pacheco
Navigator registou 529M€ de volume de negócios no primeiro trimestre
Dias da Moda do UBBO trazem workshops e consultores de moda
Quinta da Vacaria lança Grande Reserva 2019
Equipa portuguesa vence final ibérica da 33.ª edição do L’Oréal Brandstorm com projeto inovador de skincare masculino
MC volta a integrar a “A List” do CDP e reforça liderança no combate às alterações climáticas
Monte da Bica aposta na exportação e apresenta novos vinhos
8º Congresso Nacional do Azeite vai debater os novos desafios para o setor
Retalho gerou 70.015 M€ de volume de negócios em 2023
Marta Baptista: “A agricultura faz-se com pessoas”
Vinhos de Portugal promovem-se na APAS SHOW 2025 em São Paulo
A Smartex angariou 24,7 milhões de dólares (cerca de 25 milhões de euros) na série A de investimento para expandir o negócio para o estrangeiro, aumentar sua equipa e desenvolver novas linhas de produtos.
A startup, que venceu o Web Summit 2021 Pitch Competition, desenvolve hardware e software que usam machine learning para detetar defeitos têxteis em tempo real. A Light Venture Partners e o Build Collective lideraram a ronda que excedeu a oferta de ações.
Os novos produtos ajudarão os fabricantes e marcas de moda a melhorar o controlo de produção. “Os nossos clientes estão tão interessados quanto nós com os produtos que estamos a construir”, diz Antonio Rocha, cofundador da empresa, citado em comunicado.
No mesmo documento, a empresa adianta que o processo de identificação de defeitos têxteis permite reduzir o desperdício têxtil, as emissões de dióxido de carbono, energia, água e tempo de produção. “Somos privilegiados por estar numa posição única para agregar valor intrínseco a uma indústria gigante que é fundamental e toca tantas vidas, alimentando a nossa missão de sustentabilidade e produtividade das fábricas têxteis em todo o mundo. Com a nossa tecnologia e talento, seremos capazes de abrir um novo capítulo na indústria da moda e, em última análise, reduzir desperdícios e custos. Todos os esforços são necessários para gerar um impacto positivo à medida que nos esforçamos para resolver este desafio global e contribuir para um mundo mais sustentável”, sublinha Gilberto Loureiro, cofundador e CEO da Smartex.
A ronda contou também com investidores como o H&M Group, DCVC, SOSV’s HAX, Spider Capital, Momenta Ventures, Bombyx Capital Partners, Faber e Fashion for Good.
Tintex Textiles, Familitex, Toraman Tekstil, Ekoten são alguns dos clientes da empresa.