Portugueses já pouparam 17,5 milhões de euros por utilizarem sites comparadores de preços
Nos primeiros nove meses do ano, os portugueses já pouparam 17,5 milhões de euros por utilizarem sites comparadores de preços. No âmbito do Dia Mundial da Poupança, que se celebra esta […]

Hipersuper
Retalho gerou 70.015 M€ de volume de negócios em 2023
Marta Baptista: “A agricultura faz-se com pessoas”
Vinhos de Portugal promovem-se na APAS SHOW 2025 em São Paulo
Mar Shopping Matosinhos realiza ação de prevenção para séniores
Grupo Rodilla adquire 100% da A Padaria Portuguesa
Buondi é o café oficial do Primavera Sound Porto 2025
Nuno Loureiro é o novo country manager da Mastercard em Portugal
Pingo Doce cresce 2,8% no 1.º trimestre para 1,2 mil milhões de euros
Quinta da Lagoalva lança colheita de 2024 de brancos e rosé
Agricultura perde mais de 16 mil trabalhadores num ano e enfrenta desafios estruturais no recrutamento
Nos primeiros nove meses do ano, os portugueses já pouparam 17,5 milhões de euros por utilizarem sites comparadores de preços.
No âmbito do Dia Mundial da Poupança, que se celebra esta segunda-feira, 31 de outubro, o forretas.com analisou os hábitos de comparação de preços e de consumo dos portugueses, entre janeiro e setembro deste ano.
A plataforma que surgiu há 10 anos como agregador de descontos do setor das compras coletivas e que passou a integrar também o serviço de comparação de preços faz agora cerca de um ano, conclui que nos primeiros nove meses de 2022 os portugueses amealharam 17,5 milhões de euros por utilizarem os principais sites comparadores de preços do mercado nacional .
A análise permite ainda concluir que cada utilizador poupa cerca de 42% ao fazer a comparação no Forretas.com, o equivalente a 17,37 euros por ticket. Em média, os consumidores despendem 6 minutos e 38 segundos à procura de informação sobre os preços e características dos produtos até ao momento decisivo em que fecham a compra.
Por outro lado, a faixa etária entre os 35 e 44 anos é a que mais compara, destacando-se também mais mulheres a comparar preços (54%) do que os homens (46%). Se elas têm preferência pelas categorias de “Telemóveis” e “Desporto e Lazer”, eles interessam-se, sobretudo, por “Informática e Gaming” e “Livros”.
No geral, “Desporto e Lazer”, “Telemóveis” e “Informática e Gaming” são as três categorias de produtos onde os utilizadores mais compararam os preços antes de comprar, respetivamente.
“Sentimos que os portugueses estão novamente mais preocupadas com a gestão do seu orçamento familiar, tendo em conta que somos diariamente confrontados com o aumento de preços a vários níveis: no supermercado, nos combustíveis, nas prestações das casas, nas contas da luz e do gás, etc.”, refere Gonçalo Poças, cofundador do Forretas.com.
“O contexto económico tem levado os consumidores a procurarem mais soluções para pouparem o máximo possível, pelo que o recurso às plataformas de comparação de preços também aumentou nestes últimos meses. No Forretas.com, por exemplo, foram realizadas cerca de 1,5 milhões de comparações de preços de janeiro a setembro de 2022, registando-se um aumento de 52% do 1º para o 3º trimestres” conclui.