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Mercadona acelera redução do plástico

A Estratégia 6.25 consiste em seis ações concretas para alcançar, até 2025, um triplo objetivo: reduzir 25% do plástico nas embalagens; que todas as embalagens de plástico sejam recicláveis e reciclar todos os seus resíduos de plástico.

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Mercadona acelera redução do plástico

A Estratégia 6.25 consiste em seis ações concretas para alcançar, até 2025, um triplo objetivo: reduzir 25% do plástico nas embalagens; que todas as embalagens de plástico sejam recicláveis e reciclar todos os seus resíduos de plástico.

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A Mercadona, além de reforçar os seus sistemas já consolidados de reutilização e reciclagem de embalagens comerciais, está a desenvolver a Estratégia 6.25 para a redução do plástico e a gestão adequada dos resíduos.

A Estratégia consiste em seis ações concretas para alcançar, em 2025, um triplo objetivo: reduzir 25% do plástico nas suas embalagens, que todas as embalagens de plástico sejam recicláveis e reciclar todos os resíduos de plástico gerados nos seus processos.

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Com este objetivo, a Mercadona já eliminou os sacos de plástico de utilização única em todas as secções, substituindo-os por sacos compostáveis de origem vegetal (-3.200 t/ano). A empresa também eliminou os produtos descartáveis de plástico de utilização única, que foram substituídos por outros fabricados com materiais mais amigos do ambiente (-3.000 t/ano).

A Mercadona e os seus fornecedores estão ainda a melhorar a reciclabilidade das embalagens, como acontece com a família de Papas de fruta variada, agora com embalagem reciclável de monomaterial; ou as Batatas bravas, nas quais se substituiu a base preta da embalagem por uma transparente que facilita a deteção ótica na estação de triagem, uma vez depositada no contentor amarelo, um passo antes da reciclagem.

Em comunicado, a Mercadona reforça que está está comprometida com a redução de plástico nas embalagens de marca própria através de diferentes estratégias, como a eliminação de plástico que não acrescenta valor, a sua substituição por outros materiais (desde que não afete a qualidade e a segurança alimentar), a redução, reutilização ou incorporação de material reciclado na sua composição para reduzir o uso de materiais virgens e fomentar a economia circular.

Além disso, a empresa continua a melhorar progressivamente a informação que proporciona nas embalagens sobre reciclagem (pictogramas), com o objetivo de ajudar os seus clientes a separar corretamente os resíduos para a sua posterior reciclagem, tanto nas lojas como em casa.

A empresa está a impulsionar mudanças, procurando assim opções mais sustentáveis e inovadoras no seu compromisso de fomentar a economia circular e a reutilização de materiais e recursos. Alguns dos exemplos mais recentes são o Azeite Virgem Extra em spray, onde o “sleever” de plástico foi eliminado (-65 t/ ano), a família completa de pizzas em formato duplo, em que a nova embalagem contempla uma redução de 23% de plástico (-170 t/ano). Outros exemplos são aqueles em que o plástico foi substituído por outros materiais, como é o caso do molho Thai Chili, que passa de uma embalagem de plástico, para uma de vidro (-33 t/ano); o Creme de avelã-cacau (-97 t/ano) e as maioneses (-774 t/ano); ou o caso dos Ambientadores para automóveis, que são agora feitos de cartão (-27 t/ano).

Outra das estratégias da empresa para reduzir a utilização de plástico virgem é a incorporação de material reciclado nas embalagens, dando assim uma segunda vida às matérias-primas. Exemplo disso são as embalagens do Papel de Cozinha e do Papel Higiénico, nas quais se incorporou 33% de plástico reciclado (-174 e -421 t/ano, respetivamente).

Além disso, a empresa está empenhada na reutilização de embalagens através de “refillers”, tais como o Sabão para as mãos e Cremes para o rosto Regen e Prevent, evitando assim a utilização de 90 toneladas de plástico virgem.

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