Em comunicado, a AdC indica que a investigação constatou “que as empresas de distribuição participantes asseguraram o alinhamento dos preços de retalho nos seus supermercados mediante contactos estabelecidos através do fornecedor comum, sem necessidade de comunicarem diretamente entre si”, acrescentando que esta prática “elimina a concorrência, privando os consumidores da opção de melhores preços, mas assegurando melhores níveis de rentabilidade” para todos os envolvidos.
A Ative Brands foi multada em 2,3 milhões de euros, o Modelo Continente em 1,4 milhões de euros, o Pingo Doce em 1,2 milhões de euros, a Auchan em 660 mil euros e o responsável individual em 5.178 euros.
O Pingo Doce, em resposta à agência Lua, considerou a multa da AdC “injusta e imerecida” e garante que “será impugnada nos tribunais”.
A Sonae MC também “irá recorrer desta decisão da AdC para os tribunais e utilizará todos os meios ao seu alcance para o cabal esclarecimento dos factos de que é acusada, a defesa da sua reputação e a afirmação dos seus valores”, informou em nota enviada à Lusa, acrescentando que “repudia, em absoluto, esta decisão de condenação, manifestamente errada e infundada, e rejeita a acusação de envolvimento da sua participada em qualquer acordo ou concertação de preços, em prejuízo dos consumidores, bem como a aplicação de qualquer coima”.
Também a Auchan irá recorrer da decisão e refuta as práticas imputadas pela AdC. Em nota enviada à Lusa, a cadeia diz “refutar totalmente as práticas que lhe são imputadas pela Autoridade da Concorrência” e que vai “recorrer judicialmente” da decisão.