Espaços

Mercado “fora de casa” continua recuperação mas ainda está longe do período pré-pandemia

O mercado “out of home” continua a sua trajetória de recuperação, embora o consumo em bares, cafés e padarias ainda esteja longe dos níveis pré-pandemia, conclui o mais recente barómetro Barómetro OOH (Out Of Home) da Kantar Worldpanel

Rita Gonçalves
Espaços

Mercado “fora de casa” continua recuperação mas ainda está longe do período pré-pandemia

O mercado “out of home” continua a sua trajetória de recuperação, embora o consumo em bares, cafés e padarias ainda esteja longe dos níveis pré-pandemia, conclui o mais recente barómetro Barómetro OOH (Out Of Home) da Kantar Worldpanel

Rita Gonçalves
Sobre o autor
Rita Gonçalves
Artigos relacionados
Navigator registou 529M€ de volume de negócios no primeiro trimestre
Não Alimentar
Dias da Moda do UBBO trazem workshops e consultores de moda
Retalho
Quinta da Vacaria lança Grande Reserva 2019
Bebidas
Quinta da Vacaria
Equipa portuguesa vence final ibérica da 33.ª edição do L’Oréal Brandstorm com projeto inovador de skincare masculino
Inovação
Equipa portuguesa vence final ibérica da 33ª edição do L’Oréal Brandstorm
MC volta a integrar a “A List” do CDP e reforça liderança no combate às alterações climáticas
Retalho
MC
Monte da Bica aposta na exportação e apresenta novos vinhos
Bebidas
8º Congresso Nacional do Azeite vai debater os novos desafios para o setor
Alimentar
Retalho gerou 70.015 M€ de volume de negócios em 2023
Retalho
Marta Baptista: “A agricultura faz-se com pessoas”
Alimentar
Vinhos de Portugal promovem-se na APAS SHOW 2025 em São Paulo
Exportação
PUB

padariaO mercado “out of home” continua a sua trajetória de recuperação, embora o consumo em bares, cafés e padarias ainda esteja longe dos níveis pré-pandemia, conclui o mais recente barómetro Barómetro OOH (Out Of Home) da Kantar, Worldpanel Division.

No segundo trimestre de 2022, as vendas de snacks e bebidas não-alcoólicas fora de casa subiram pelo quinto trimestre consecutivo, o que ajudou a aumentar o valor combinado de consumo de snacks e bebidas em casa e em OOH em 7%, segundo a mesma fonte.

PUB

No entanto, na comparação com o período anterior à Covid-19 (três anos antes), verifica-se “que o recente aumento nos gastos não foi capaz de compensar a perda de valor no canal OOH durante a pandemia”, salienta a empresa que analisou os dados de compra e de consumo em oito mercados.

No segundo trimestre de 2019, o gasto dos consumidores em snacks e bebidas no canal fora de casa em oito países  (Reino Unido, França, Espanha, Portugal, China Continental, Tailândia, Brasil e México) cifrou-se em 17,6 mil milhões de euros. “A quota de mercado do canal OOH no gasto total destas categorias [snacks e bebidas] no conjunto do ano de 2019 foi de 40%, cifra que em 2020 caiu para 31%. “No segundo trimestre de 2022, este número recuperou apenas para 35%. A curva de crescimento ano a ano também se achatou: de um pico de 51% no segundo trimestre de 2021 para 18% no último trimestre”, detalha a Kantar.

O crescimento mais significativo no consumo fora de casa teve lugar no Reino Unido (+48%), enquanto o declínio mais acentuado se observou na China (-13%), em consequência dos recentes confinamentos no país. “Dois trimestres antes, reportámos que o canal fora do lar na China estava a recuperar mais rapidamente, o que demonstra como o crescimento pode ser volátil e que o valor de mercado em qualquer país é vulnerável à mudança de circunstâncias”, analisa a consultora.

Em jeito de conclusão, tendo em conta a análise dos últimos três anos verifica-se que os gastos fora do lar em snacks e bebidas ainda estão 8% abaixo em comparação com o segundo trimestre de 2019. “O que significa que o crescimento total do mercado de 3% é proveniente do consumo dentro de casa”, conclui a Kantar.

Sobre o autorRita Gonçalves

Rita Gonçalves

Artigos relacionados
Navigator registou 529M€ de volume de negócios no primeiro trimestre
Não Alimentar
Dias da Moda do UBBO trazem workshops e consultores de moda
Retalho
Quinta da Vacaria
Quinta da Vacaria lança Grande Reserva 2019
Bebidas
Equipa portuguesa vence final ibérica da 33ª edição do L’Oréal Brandstorm
Equipa portuguesa vence final ibérica da 33.ª edição do L’Oréal Brandstorm com projeto inovador de skincare masculino
Inovação
MC
MC volta a integrar a “A List” do CDP e reforça liderança no combate às alterações climáticas
Retalho
Monte da Bica aposta na exportação e apresenta novos vinhos
Bebidas
8º Congresso Nacional do Azeite vai debater os novos desafios para o setor
Alimentar
Retalho gerou 70.015 M€ de volume de negócios em 2023
Retalho
Marta Baptista: “A agricultura faz-se com pessoas”
Alimentar
Vinhos de Portugal promovem-se na APAS SHOW 2025 em São Paulo
Exportação
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Navegue

Sobre nós

Grupo Workmedia

Mantenha-se informado

©2025 Hipersuper. Todos os direitos reservados.