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França proíbe o uso de nomes de carne em alimentos à base de proteínas vegetais

A partir de outubro, o uso de nomes de carne como “bife” e “salsicha” em alimentos à base de proteínas vegetais, de acordo com um decreto publicado na última quinta-feira, […]

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Dieta-Plant-based.001A partir de outubro, o uso de nomes de carne como “bife” e “salsicha” em alimentos à base de proteínas vegetais, de acordo com um decreto publicado na última quinta-feira, numa tentativa de evitar confusão sobre as alternativas à carne na moda.

Na União Europeia, a França é o primeiro país a impor uma tal restrição. Em 2020, os legisladores da UE rejeitaram uma proposta semelhante, apoiada pelos agricultores.

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O mercado de alimentos à base de carne vegetal tem vindo a crescer, atraindo grandes investimentos de grupos agro-alimentares globais que esperam capitalizar a tendência para uma alimentação saudável, incluindo menos carne vermelha.

Terminologia

O regulamento aplica-se apenas a produtos fabricados em França, e o maior lobby agrícola do país, a FNSEA, disse que não foi suficientemente longe, uma vez que deixou a porta aberta às importações.

A associação francesa da indústria da carne Interbev congratulou-se com a implementação da lei inicialmente adotada em 2020, logo após o fim do confinamento pandémico.

“Esta provisão é um primeiro passo em território francês, pioneiro na proteção dos seus nomes, que deveria ser alargada a nível europeu“, afirmou numa declaração.

Termos como “leite”, “manteiga” e “queijo” já são proibidos a nível europeu em produtos que não são de origem animal.

A palavra “hambúrguer” utilizada por muitas marcas, incluindo empresas americanas Beyond Meat, Impossible Foods e Restaurant Brands International Inc’s Burger King, para atrair consumidores, continuaria a ser permitida, uma vez que não se refere especificamente à carne, disse um porta-voz da Interbev.

Segundo a ResearchAndMarkets, os investidores, capitalistas de risco, bem como o aumento dos investimentos de gigantes agro-alimentares como a Cargill, Danone e Nestlé, ajudaram a impulsionar o crescimento para 19% por ano durante os próximos cinco anos.

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