Toys”R”Us Ibéria pede proteção de credores em Espanha. “Medida não afeta mercado nacional”
“O bom desempenho das 11 lojas da filial portuguesa, cujos resultados permanecem positivos apesar das contrariedades dos mercados internacionais, permite encarar com otimismo o futuro”, afirma a empresa

Hipersuper
Navigator registou 529M€ de volume de negócios no primeiro trimestre
Dias da Moda do UBBO trazem workshops e consultores de moda
Quinta da Vacaria lança Grande Reserva 2019
Equipa portuguesa vence final ibérica da 33.ª edição do L’Oréal Brandstorm com projeto inovador de skincare masculino
MC volta a integrar a “A List” do CDP e reforça liderança no combate às alterações climáticas
Monte da Bica aposta na exportação e apresenta novos vinhos
8º Congresso Nacional do Azeite vai debater os novos desafios para o setor
Retalho gerou 70.015 M€ de volume de negócios em 2023
Marta Baptista: “A agricultura faz-se com pessoas”
Vinhos de Portugal promovem-se na APAS SHOW 2025 em São Paulo
A Toys”R”Us Ibéria apresentou um pedido de proteção de credores em Espanha, enquanto procura novos investidores, para garantir a viabilidade da empresa e a manutenção dos postos de trabalho. Em nota enviada às redações, a Toys”R”Us Portugal afirma que o negócio em Portugal “passará incólume” à reorganização levada a cabo pelo grupo no mercado espanhol.
“O bom desempenho das 11 lojas da filial portuguesa, cujos resultados permanecem positivos apesar das contrariedades dos mercados internacionais, permite encarar com otimismo o futuro”, afirma a empresa.
“Escolhemos esse procedimento para garantir o maior número de empregos. As lojas físicas estiveram fechadas durante a pandemia e as vendas pela internet não conseguiram compensar”, explica Paulo Sousa Marques, presidente da Toys”R”Us Ibéria, citado no documento.
“Este passo legal é necessário para garantir um futuro para o maior número possível dos nossos funcionários e colaboradores. Estamos confiantes que, com este procedimento, vamos encontrar investidores que nos permitirão dar um futuro à marca ToysRus”, afirma, por sua vez, Paloma Pérez, CEO da Toys”R”Us Ibéria.
A filial portuguesa da empresa de brinquedos lembra que, os últimos quatro anos, apresentaram enormes desafios. “Após o processo de falência da empresa-mãe nos EUA, em 2018, a Toys”R”Us Ibéria passou para as mãos do Green Swan, um fundo de investimento português que aplicou mais de dez milhões de euros num processo de modernização de sistemas e de lojas”. Um processo condicionado pelo encerramento das lojas físicas em Portugal e em Espanha devido à pandemia de Covid-19. “Apesar do crescimento e dos bons resultados em 2021, a reta final do ano trouxe novo revés com a escassez de contentores a impedir a chegada de mercadoria suficiente para a campanha de natal”, sublinha.
A Toys”R”Us Ibéria tem 46 lojas em Espanha e 11 em Portugal e dá emprego a 891 pessoas.