CHEP cria ferramenta tecnológica para aumentar eficiência da cadeia de abastecimento
A empresa gestora de paletes equipou um conjunto de paletes e contentores com dispositivos de rastreamento no Sul da Europa

Rita Gonçalves
Navigator registou 529M€ de volume de negócios no primeiro trimestre
Dias da Moda do UBBO trazem workshops e consultores de moda
Quinta da Vacaria lança Grande Reserva 2019
Equipa portuguesa vence final ibérica da 33.ª edição do L’Oréal Brandstorm com projeto inovador de skincare masculino
MC volta a integrar a “A List” do CDP e reforça liderança no combate às alterações climáticas
Monte da Bica aposta na exportação e apresenta novos vinhos
8º Congresso Nacional do Azeite vai debater os novos desafios para o setor
Retalho gerou 70.015 M€ de volume de negócios em 2023
Marta Baptista: “A agricultura faz-se com pessoas”
Vinhos de Portugal promovem-se na APAS SHOW 2025 em São Paulo
A CHEP, em parceria com a BXB Digital, ambas empresas do grupo Brambles, desenvolveram uma ferramenta tecnológica baseada em IoT [Internet of Things] com o objetivo de aumentar a eficiência operacional da cadeia de abastecimento dos seus clientes.
A empresa gestora de paletes equipou um conjunto de paletes e contentores com dispositivos de rastreamento no Sul da Europa. O objetivo passa por melhorar o acompanhamento das plataformas e dos produtos transportados. A nova ferramenta possibilita ainda reforçar a segurança, uma vez que evita as perdas de paletes da trajetória circular.
Cerca de onze retalhistas e distribuidores em Espanha, França, Itália e Portugal participaram na fase de testes deste projeto, nomeadamente na deteção de ineficiências e pontos de perda de ativos ao longo da cadeia de abastecimento. Em breve, a Grécia irá juntar-se a este grupo de países.
“Graças a esta nova solução de rastreamento, aumentámos o controlo sobre os nossos ativos e tivemos enormes ganhos ao nível da segurança nos vários fluxos”, comenta Jürgen Dietz, diretor logístico na cadeia de supermercados DIA, citado em comunicado.
A tecnologia permite o acesso a informações como a localização e a condição das paletes e contentores, à medida que estes se movem na cadeia de abastecimento. As condições de temperatura e de qualidade do produto são mais informações disponibilizadas pela ferramenta tecnológica.
“Combinar as nossas paletes físicas com as nossas soluções digitais possibilita a confirmação sobre a localização exata de uma plataforma ou de um produto e fornece informações valiosas para prevenir de forma proativa perdas, danos e possíveis custos inerentes”, afirma Marco Moritsch, vice-presidente sénior da CHEP para o Sul da Europa, citado no mesmo documento.