Dono da IKEA Portugal investe mais quatro mil milhões de euros em renováveis
O Grupo Ingka, o maior retalhista da cadeia de distribuição IKEA e dono da filial portuguesa, anunciou esta terça-feira que está a acelerar o investimento na transição para energias renováveis

Rita Gonçalves
Retalho gerou 70.015 M€ de volume de negócios em 2023
Marta Baptista: “A agricultura faz-se com pessoas”
Vinhos de Portugal promovem-se na APAS SHOW 2025 em São Paulo
Mar Shopping Matosinhos realiza ação de prevenção para séniores
Grupo Rodilla adquire 100% da A Padaria Portuguesa
Buondi é o café oficial do Primavera Sound Porto 2025
Nuno Loureiro é o novo country manager da Mastercard em Portugal
Pingo Doce cresce 2,8% no 1.º trimestre para 1,2 mil milhões de euros
Quinta da Lagoalva lança colheita de 2024 de brancos e rosé
Agricultura perde mais de 16 mil trabalhadores num ano e enfrenta desafios estruturais no recrutamento
O Grupo Ingka, o maior retalhista da cadeia de distribuição IKEA e dono da filial portuguesa, anunciou esta terça-feira que está a acelerar o investimento na transição para energias renováveis, com um investimento adicional de quatro mil milhões de euros. “O investimento irá apoiar a redução da pegada climática da empresa e permitirá uma transição mais ampla para a neutralidade carbónica da sociedade, tendo em vista um mundo melhor, mais verde e mais justo para todos”, justifica o grupo, em comunicado.
Na última década, o Grupo Ingka investiu 2,5 mil milhões de euros em energia renovável, nas suas instalações e em parques eólicos e solares, permitindo à empresa gerar mais energia renovável do que a que consome a nível global.
“Ao entrarmos numa década crítica para a ação climática, esta aceleração feita pela Ingka Investments, com quatro mil milhões de euros adicionais, assinala o próximo passo na direção de tornar a energia do grupo 100% renovável, em toda a sua cadeia de valor”, acrescenta o grupo.
O Grupo Ingka detém e administra 547 turbinas eólicas, dez parques solares em 15 países e 935 mil painéis solares nos telhados de lojas e armazéns.