Economia

Confiança dos consumidores portugueses abaixo da média europeia

A confiança dos consumidores portugueses registou um recuo homólogo de 31 pontos no segundo trimestre de 2020, ficando nos 63 pontos, nível abaixo da média europeia, segundo dados revelados esta […]

Filipe Pacheco
Economia

Confiança dos consumidores portugueses abaixo da média europeia

A confiança dos consumidores portugueses registou um recuo homólogo de 31 pontos no segundo trimestre de 2020, ficando nos 63 pontos, nível abaixo da média europeia, segundo dados revelados esta […]

Filipe Pacheco
Sobre o autor
Filipe Pacheco
Artigos relacionados
Navigator registou 529M€ de volume de negócios no primeiro trimestre
Não Alimentar
Dias da Moda do UBBO trazem workshops e consultores de moda
Retalho
Quinta da Vacaria lança Grande Reserva 2019
Bebidas
Quinta da Vacaria
Equipa portuguesa vence final ibérica da 33.ª edição do L’Oréal Brandstorm com projeto inovador de skincare masculino
Inovação
Equipa portuguesa vence final ibérica da 33ª edição do L’Oréal Brandstorm
MC volta a integrar a “A List” do CDP e reforça liderança no combate às alterações climáticas
Retalho
MC
Monte da Bica aposta na exportação e apresenta novos vinhos
Bebidas
8º Congresso Nacional do Azeite vai debater os novos desafios para o setor
Alimentar
Retalho gerou 70.015 M€ de volume de negócios em 2023
Retalho
Marta Baptista: “A agricultura faz-se com pessoas”
Alimentar
Vinhos de Portugal promovem-se na APAS SHOW 2025 em São Paulo
Exportação
PUB

comercioA confiança dos consumidores portugueses registou um recuo homólogo de 31 pontos no segundo trimestre de 2020, ficando nos 63 pontos, nível abaixo da média europeia, segundo dados revelados esta sexta-feira pela Nielsen.

Regista-se, assim, uma quebra acentuada na confiança dos consumidores, na medida em que no ano anterior este indicador andou na casa dos 90 pontos. Estes resultados andam longe de ser inesperados, pois 84% dos portugueses afirmam que o País se encontra em recessão económica, uma perceção que corresponde à realidade.

PUB

Neste contexto, verifica-se, entre os portugueses, uma onda de pessimismo referente ao emprego nos próximos 12 meses. O estudo revela, aliás, que “80% dos inquiridos afirmam esperar tempos difíceis no que diz respeito a esta situação e cerca de 70% não anteveem perspetivas positivas para as suas finanças pessoais”.

É nesta medida que 77% que os consumidores nacionais afirmam ter alterado, no último ano, os gastos. Pretendem assim economizar nas despesas no lar, “sendo as principais medidas de poupança em roupa (54%), entretenimento fora de casa (54%), gás e eletricidade (43%), uso do automóvel (40%), pedido de refeições take-away (39%) e férias anuais (37%)”, indica o documento da Nielsen.

Sobre o autorFilipe Pacheco

Filipe Pacheco

Artigos relacionados
Navigator registou 529M€ de volume de negócios no primeiro trimestre
Não Alimentar
Dias da Moda do UBBO trazem workshops e consultores de moda
Retalho
Quinta da Vacaria
Quinta da Vacaria lança Grande Reserva 2019
Bebidas
Equipa portuguesa vence final ibérica da 33ª edição do L’Oréal Brandstorm
Equipa portuguesa vence final ibérica da 33.ª edição do L’Oréal Brandstorm com projeto inovador de skincare masculino
Inovação
MC
MC volta a integrar a “A List” do CDP e reforça liderança no combate às alterações climáticas
Retalho
Monte da Bica aposta na exportação e apresenta novos vinhos
Bebidas
8º Congresso Nacional do Azeite vai debater os novos desafios para o setor
Alimentar
Retalho gerou 70.015 M€ de volume de negócios em 2023
Retalho
Marta Baptista: “A agricultura faz-se com pessoas”
Alimentar
Vinhos de Portugal promovem-se na APAS SHOW 2025 em São Paulo
Exportação
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Navegue

Sobre nós

Grupo Workmedia

Mantenha-se informado

©2025 Hipersuper. Todos os direitos reservados.