BlockStart: programa europeu de blockchain tem €265 mil para acelerar projetos de retalho e fintech
O programa de aceleração de tecnologias blockchain gere, na sua Open Call #2, um fundo de 265 mil euros para investir em startups e PME nas áreas do retalho, fintech e TIC

Rita Gonçalves
8º Congresso Nacional do Azeite vai debater os novos desafios para o setor
Retalho gerou 70.015 M€ de volume de negócios em 2023
Marta Baptista: “A agricultura faz-se com pessoas”
Vinhos de Portugal promovem-se na APAS SHOW 2025 em São Paulo
Mar Shopping Matosinhos realiza ação de prevenção para séniores
Grupo Rodilla adquire 100% da A Padaria Portuguesa
Buondi é o café oficial do Primavera Sound Porto 2025
Nuno Loureiro é o novo country manager da Mastercard em Portugal
Pingo Doce cresce 2,8% no 1.º trimestre para 1,2 mil milhões de euros
Quinta da Lagoalva lança colheita de 2024 de brancos e rosé
Chama-se BlockStart e é um projeto europeu co-liderado pela tecnológica britânica F6S, pela portuguesa Bright Pixel e pela consultora CIVITTA.
O programa de aceleração de tecnologias blockchain gere, na sua Open Call #2, um fundo de 265 mil euros para investir em startups e PME (Pequenas e Médias Empresas) nas áreas do retalho, fintech e TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação) na União Europeia.
As candidaturas ao programa, que tem como objetivo facilitar parcerias entre startups com soluções blockchain e PME que queiram adoptar a tecnologia, podem ser realizadas até 30 de setembro. O BlockStart’s Partnership Programme, financiado pelo programa Horizonte 2020 da Comissão Europeia, tem a duração de seis meses e disponibiliza às empresas, além de financiamento, mentoring e acesso a investidores.
As startups selecionadas poderão receber até 20 mil euros a fundo perdido por piloto e as PME até 4,500 euros pelo seu envolvimento no processo de validação das tecnologias de blockchain desenvolvidas no âmbito do projeto, explica a F6S em comunicado.