FMCG

40% dos portugueses não compreendem informação nutricional nos rótulos

Segundo dados da Direção-Geral da Saúde, referentes a 2017, 40% dos consumidores portugueses não compreendem a informação nutricional disponível nos rótulos. Foi para debater este tema que a Deco Proteste realizou […]

Hipersuper
FMCG

40% dos portugueses não compreendem informação nutricional nos rótulos

Segundo dados da Direção-Geral da Saúde, referentes a 2017, 40% dos consumidores portugueses não compreendem a informação nutricional disponível nos rótulos. Foi para debater este tema que a Deco Proteste realizou […]

Hipersuper
Sobre o autor
Hipersuper
Artigos relacionados
Navigator registou 529M€ de volume de negócios no primeiro trimestre
Não Alimentar
Dias da Moda do UBBO trazem workshops e consultores de moda
Retalho
Quinta da Vacaria lança Grande Reserva 2019
Bebidas
Quinta da Vacaria
Equipa portuguesa vence final ibérica da 33.ª edição do L’Oréal Brandstorm com projeto inovador de skincare masculino
Inovação
Equipa portuguesa vence final ibérica da 33ª edição do L’Oréal Brandstorm
MC volta a integrar a “A List” do CDP e reforça liderança no combate às alterações climáticas
Retalho
MC
Monte da Bica aposta na exportação e apresenta novos vinhos
Bebidas
8º Congresso Nacional do Azeite vai debater os novos desafios para o setor
Alimentar
Retalho gerou 70.015 M€ de volume de negócios em 2023
Retalho
Marta Baptista: “A agricultura faz-se com pessoas”
Alimentar
Vinhos de Portugal promovem-se na APAS SHOW 2025 em São Paulo
Exportação
PUB

DECO Proteste; conferência Rotulos nos Alimentos, Instituto RicSegundo dados da Direção-Geral da Saúde, referentes a 2017, 40% dos consumidores portugueses não compreendem a informação nutricional disponível nos rótulos.

Foi para debater este tema que a Deco Proteste realizou na passada quinta-feira, em parceria com a Auchan, Danone e Nestlé, a conferência “Rótulos nos alimentos: Escolhas informadas”. O evento realizou-se no Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, em Lisboa, e contou com a participação de Serge Hercberg, médico, investigador e “pai” do sistema de rotulagem nutricional Nutri-Score.

PUB

De acordo com o médico, “num estudo conduzido em 2019 em Portugal, que comparou diferentes rótulos em alimentos da mesma categoria, o Nutri-Score apresentou a melhor performance, pois aumentou a qualidade nutricional das escolhas feitas pelo consumidor”.

O Nutri-Score é um sistema gráfico que classifica os alimentos numa escala de A a E, com cores distintivas de cada nível, do verde ao vermelho.

Serge Hercberg falou ainda de um outro estudo, levado a cabo em 60 supermercados em França, indicativo de que o Nutri-score melhora a qualidade nutricional do carrinho de compras em 10%. “Temos a demonstração na vida real de que há uma modificação de comportamentos e há um aumento da qualidade nutricional das compras com a utilização deste sistema”, enfatiza o médico.

“Não sendo um substituto da informação nutricional, que deve manter-se, o Nutri-Score é um indicador muito simples e intuitivo, que permite comparar facilmente a qualidade nutricional de produtos da mesma categoria”, defende o responsável, acrescentando que o impacto é “ainda maior junto da população com níveis académicos mais baixos e menor poder de compra”, por ser “simples e intuitivo”.

A conferência contou ainda com uma apresentação da Diretora do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável da Direção-Geral da Saúde, Maria João Gregório, e com dois painéis de debate.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Artigos relacionados
Navigator registou 529M€ de volume de negócios no primeiro trimestre
Não Alimentar
Dias da Moda do UBBO trazem workshops e consultores de moda
Retalho
Quinta da Vacaria
Quinta da Vacaria lança Grande Reserva 2019
Bebidas
Equipa portuguesa vence final ibérica da 33ª edição do L’Oréal Brandstorm
Equipa portuguesa vence final ibérica da 33.ª edição do L’Oréal Brandstorm com projeto inovador de skincare masculino
Inovação
MC
MC volta a integrar a “A List” do CDP e reforça liderança no combate às alterações climáticas
Retalho
Monte da Bica aposta na exportação e apresenta novos vinhos
Bebidas
8º Congresso Nacional do Azeite vai debater os novos desafios para o setor
Alimentar
Retalho gerou 70.015 M€ de volume de negócios em 2023
Retalho
Marta Baptista: “A agricultura faz-se com pessoas”
Alimentar
Vinhos de Portugal promovem-se na APAS SHOW 2025 em São Paulo
Exportação
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Navegue

Sobre nós

Grupo Workmedia

Mantenha-se informado

©2025 Hipersuper. Todos os direitos reservados.