Deco: Mercadona com preços até 29% acima da concorrência em compras de Natal
Deco conclui que a Mercadona está ainda “muito longe de revolucionar ao nível dos preços”

Ana Catarina Monteiro
Navigator registou 529M€ de volume de negócios no primeiro trimestre
Dias da Moda do UBBO trazem workshops e consultores de moda
Quinta da Vacaria lança Grande Reserva 2019
Equipa portuguesa vence final ibérica da 33.ª edição do L’Oréal Brandstorm com projeto inovador de skincare masculino
MC volta a integrar a “A List” do CDP e reforça liderança no combate às alterações climáticas
Monte da Bica aposta na exportação e apresenta novos vinhos
8º Congresso Nacional do Azeite vai debater os novos desafios para o setor
Retalho gerou 70.015 M€ de volume de negócios em 2023
Marta Baptista: “A agricultura faz-se com pessoas”
Vinhos de Portugal promovem-se na APAS SHOW 2025 em São Paulo
Numa comparação de preços das compras para o jantar da consoada e almoço de Natal, a Deco conclui que a Mercadona está ainda “muito longe de revolucionar ao nível dos preços”.
A associação para a defesa do consumidor analisou os preços da cadeia e da concorrência, posicionada na zona envolvente das quatro novas lojas Mercadona, num total de 46 lojas analisadas em Barcelos, Maia, Gondomar e Porto.
A maior disparidade de preços foi detetada no Porto, onde a diferença de preços do cabaz de Natal chega aos 29%, entre a Mercadona e o concorrente mais barato na zona – o supermercado Supercor, do El Corte Inglés. Segue-se a Maia, onde a diferença máxima foi de 21%, em relação à cadeia Spar.
Em Gondomar, a cadeia espanhola apresenta a menor diferença de preços estando, ainda assim, 18% acima de “duas lojas” da concorrência.
Este é o segundo estudo que a Deco realiza para comparação de preços do mais recente grande operador de retalho a entrar no mercado português. O primeiro foi efetuado em julho.
Desta vez, o estudo envolveu as lojas Aldi, Auchan, Continente, Continente Modelo, Coviran, El Corte Inglés, E.Leclerc, Froiz, Intermarché, Intermarché Super, Lidl, Mercadona, Minipreço, Minipreço Family, Pingo Doce, Spar e Supercor, localizadas num raio até 15 quilómetros das novas lojas Mercadona. As visitas decorreram entre 28 de novembro e 4 de dezembro.
O cabaz de Natal da Deco foi composto por 41 produtos, 14 de marca própria e 27 de marcas de fabricante, tendo em conta um sortido de produtos necessário para preparar o jantar da consoada de dia 24 de dezembro e almoço do dia seguinte, como bacalhau, polvo, peru, fruta, bolo rei, refrigerantes e vinho, entre outros.