Distribuição

Green Swan renova parque da Toys’r’us depois de vender cadeias Maxi Toys e Intertoys

“Dentro de quatro a cinco anos todas as lojas terão já o novo conceito”, explica Rodrigo Saraiva, responsável de Comunicação do Green Swan

Ana Catarina Monteiro
Distribuição

Green Swan renova parque da Toys’r’us depois de vender cadeias Maxi Toys e Intertoys

“Dentro de quatro a cinco anos todas as lojas terão já o novo conceito”, explica Rodrigo Saraiva, responsável de Comunicação do Green Swan

Sobre o autor
Ana Catarina Monteiro
Artigos relacionados
Navigator registou 529M€ de volume de negócios no primeiro trimestre
Não Alimentar
Dias da Moda do UBBO trazem workshops e consultores de moda
Retalho
Quinta da Vacaria lança Grande Reserva 2019
Bebidas
Quinta da Vacaria
Equipa portuguesa vence final ibérica da 33.ª edição do L’Oréal Brandstorm com projeto inovador de skincare masculino
Inovação
Equipa portuguesa vence final ibérica da 33ª edição do L’Oréal Brandstorm
MC volta a integrar a “A List” do CDP e reforça liderança no combate às alterações climáticas
Retalho
MC
Monte da Bica aposta na exportação e apresenta novos vinhos
Bebidas
8º Congresso Nacional do Azeite vai debater os novos desafios para o setor
Alimentar
Retalho gerou 70.015 M€ de volume de negócios em 2023
Retalho
Marta Baptista: “A agricultura faz-se com pessoas”
Alimentar
Vinhos de Portugal promovem-se na APAS SHOW 2025 em São Paulo
Exportação
PUB

1200px-Intertoys_WinkelA cadeia de brinquedos Toys’r’us, liderada a nível ibérico pelo fundo português Green Swan, lançou uma nova geração de lojas, em Espanha, e tem prevista a reformulação dos seus espaços nos próximos anos.

O novo conceito “proibido não tocar” está já implementado “com muito sucesso em três lojas” em Espanha. “Agora vamos expandir o conceito ao resto das lojas. Estimamos que dentro de quatro a cinco anos todas as lojas terão já o novo conceito”, explica fonte do grupo Green Swan, ao Hipersuper.

PUB

O grupo de investimento adquiriu a filial ibérica Toys’r’us Iberia Real State em agosto de 2018, cinco meses depois de o grupo multinacional ter pedido proteção contra credores ao abrigo do capítulo 11 da Lei de Falências dos EUA. Na altura, a cadeia contava com 53 estabelecimentos entre Portugal e Espanha (das quais 11 no mercado nacional.

A mesma fonte explica que este é um projeto em que o grupo está “focado e com diversos investimentos”. Além do referido conceito de loja física, “toda a plataforma tecnológica foi revista para também ter o e-commerce adequado às exigências e necessidades dos consumidores”, destaca.

Em setembro, uma outra fonte da insígnia explicou ao Hipersuper que o objetivo passa por chegar às 25 aberturas de lojas, entre Portugal e Espanha, nos próximos cinco anos. Deste plano, até agora, a Toys’r’us inaugurou três espaços: no centro comercial Islazul (Espanha), em setembro de 2018, no AlgarveShopping, em maio deste ano, e mais recentemente uma loja de rua em Madrid.

O gruo não adianta quais as próximas aberturas previstas para Portugal. “Quando tivermos contratos firmados anunciaremos. A nossa prioridade era o sul do País que não estava coberto. Agora com a abertura de Albufeira temos esse objetivo cumprido”, explica a fonte da Green Swan contactada pelo Hipersuper.

Compra e venda de insígnias Maxi Toys e Intertoys

Depois da Toys’r’us, o grupo continuou com as aquisições no segmento de brinquedos, retirando outra insígnia do vermelho. Este ano, o grupo comprou, em janeiro, a belga Maxi Toys e, em março, a holandesa Intertoys. Acabou depois por vender ambas, em setembro, ao Mirage Toys Group, da Holanda.

À data da aquisição por parte do fundo português, a Maxi Toys “estava a cair em vendas há cinco anos consecutivos”, dá conta. “Devido a uma estratégia agressiva de foco em marca própria, drop shipment e e-commerce, as vendas ao fim de sete meses estavam com crescimento anual superior a 6% [em termos de receitas like-for-like], o que foi uma surpresa agradável para nós”. 

A estratégia delineada para a Maxi Toys foi de “dinamização da marca própria, com mais de 20 marcas e também a mudança do mix da empresa”.

A venda das insígnias ao Mirage Toys Group, surgiu por oportunidade. Sendo este um player “com bastante experiência e foco local”, abriu-se também a “oportunidade de juntar a Intertoys ao processo, associado a um contrato de acesso à marca própria da Maxi Toys por parte da Toys’r’us”, específica a fonte. Dada a possibilidade de manter, entre as várias marcas de brinquedos, uma relação de “coopetition”, o grupo “decidiu-se pela venda”.

Em conjunto, a Intertoys e a Maxi Toys representam receitas anuais de 400 milhões de euros, segundo o comunicado emitido pela Green Swan, em setembro, a dar conta da transação, da qual não revela pormenores financeiros. 

A Intertoys detém 127 lojas próprias e 80 franchisadas, na Holanda. Já a Maxi Toys está espalhada por França, Bélgica, Luxemburgo e Suíça, com 200 pontos de venda. Ainda sob os comandos da Green Swan, a Maxi Toys adquiriu a cadeia Bart Smite, aumentando a quota de mercado na Bélgica.

*Notícia alterada às 15h00 do dia 9 de dezembro de 2019 – A Green Swan garante que a filial ibérica da Toys’r’us não declarou insolvência junto dos tribunais de Madrid. Pediu, sim, proteção contra credores ao abrigo do capítulo 11 da Lei de Falências dos EUA.

Sobre o autorAna Catarina Monteiro

Ana Catarina Monteiro

Artigos relacionados
Navigator registou 529M€ de volume de negócios no primeiro trimestre
Não Alimentar
Dias da Moda do UBBO trazem workshops e consultores de moda
Retalho
Quinta da Vacaria
Quinta da Vacaria lança Grande Reserva 2019
Bebidas
Equipa portuguesa vence final ibérica da 33ª edição do L’Oréal Brandstorm
Equipa portuguesa vence final ibérica da 33.ª edição do L’Oréal Brandstorm com projeto inovador de skincare masculino
Inovação
MC
MC volta a integrar a “A List” do CDP e reforça liderança no combate às alterações climáticas
Retalho
Monte da Bica aposta na exportação e apresenta novos vinhos
Bebidas
8º Congresso Nacional do Azeite vai debater os novos desafios para o setor
Alimentar
Retalho gerou 70.015 M€ de volume de negócios em 2023
Retalho
Marta Baptista: “A agricultura faz-se com pessoas”
Alimentar
Vinhos de Portugal promovem-se na APAS SHOW 2025 em São Paulo
Exportação
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Navegue

Sobre nós

Grupo Workmedia

Mantenha-se informado

©2025 Hipersuper. Todos os direitos reservados.