Portugueses mostram intenção de gastar mais na Black Friday deste ano
Em média, os portugueses tencionam gastar 168 euros, o que representa um aumento de 15% face ao ano anterior

Hipersuper
Navigator registou 529M€ de volume de negócios no primeiro trimestre
Dias da Moda do UBBO trazem workshops e consultores de moda
Quinta da Vacaria lança Grande Reserva 2019
Equipa portuguesa vence final ibérica da 33.ª edição do L’Oréal Brandstorm com projeto inovador de skincare masculino
MC volta a integrar a “A List” do CDP e reforça liderança no combate às alterações climáticas
Monte da Bica aposta na exportação e apresenta novos vinhos
8º Congresso Nacional do Azeite vai debater os novos desafios para o setor
Retalho gerou 70.015 M€ de volume de negócios em 2023
Marta Baptista: “A agricultura faz-se com pessoas”
Vinhos de Portugal promovem-se na APAS SHOW 2025 em São Paulo
Apesar de metade afirmar ainda que não vai comprar na Black Friday, este ano os portugueses pretendem gastar mais durante o dia de promoções especiais, que acontece a 29 de novembro, revela um inquérito do Observador Cetelem.
36% dos inquiridos mostra intenção de compra noeste dia criado pelo retalho norte-americano, que antecipa as compras de Natal. Em média, os portugueses tencionam gastar 168 euros, o que representa um aumento de 15% face ao ano anterior, ou seja, mais 22 euros comparando com as intenções de compra no último ano.
20% dos que pretendem aproveitar as promoções da Black Friday não o fazem a pensar no Natal. Os número de inquiridos que pretendem comprar neste dia para antecipar algumas compras para a quadra natalícia caiu 16 pontos percentuais, face a 2018, para os 16%. São os portugueses da região sul que mais revelam intenção de antecipar as compras de natal neste dia (22%).
Por outro lado, no dia de compras dedicado ao canal online, na Cyber Monday (2 de dezembro), apenas 18% dos inquiridos diz que vai aproveitar o dia para realizar compras (25% em 2018), sendo que 7% planeia antecipar neste dia algumas compras de Natal (menos 14 pontos percentuais que em 2018) e 11% afirma aproveitar o dia para fazer compras para si ou para outros, que não as dedicadas à época. Neste dia, os portugueses que planeiam aderir às promoções online têm intenção de despender, em média, 126 euros, mais quatro euros face a 2018.
O inquérito foi realizado pela Nielsen, com uma amostra representativa de 600 indivíduos residentes em Portugal Continental, com idades compreendidas entre os 18 e os 74 anos de idade.