26% dos consumidores repetem compras nas lojas Mercadona em Portugal
11% dos residentes na área metropolitana do Porto já compraram as lojas Mercadona e, desses, 26% repetiu a compra

Ana Catarina Monteiro
Pingo Doce lança nova gama de refeições leves e práticas
Navigator registou 529M€ de volume de negócios no primeiro trimestre
Dias da Moda do UBBO trazem workshops e consultores de moda
Quinta da Vacaria lança Grande Reserva 2019
Equipa portuguesa vence final ibérica da 33.ª edição do L’Oréal Brandstorm com projeto inovador de skincare masculino
MC volta a integrar a “A List” do CDP e reforça liderança no combate às alterações climáticas
Monte da Bica aposta na exportação e apresenta novos vinhos
8º Congresso Nacional do Azeite vai debater os novos desafios para o setor
Retalho gerou 70.015 M€ de volume de negócios em 2023
Marta Baptista: “A agricultura faz-se com pessoas”
11% dos residentes na área metropolitana do Porto já compraram as lojas Mercadona e, desses, 26% repetiu a compra, indicam os dados da consultora Kantar Worldpanel cedidos ao Hipersuper.
As quatro lojas da Mercadona na região do Grande Porto evidenciam “ganhos semanais” de novos compradores, que se somam “aos já angariados pela retalhista nas regiões próximas à fronteira”, explica a consultora. As categorias que mais se destacam são as de “pronto a comer e beleza”.
Os dados pertencem ao estudo Balanço e Tendências na Distribuição e Grande Consumo 2019, para o mercado espanhol, apresentados esta quinta-feira em Madrid.
“A chegada [da Mercadona] a Portugal, onde conta já com cinco lojas e chega a um em cada dez consumidores da área do Porto, não a fez perder o foco no crescimento em território espanhol”, explica Florencio García, Retail & Catman Sector director da Kantar.
No país de origem, a cadeia reforçou a sua posição de liderança na distribuição, com um aumento de quota de mercado de 0,6 pontos para os 25,8% até setembro de 2019. A retalhista ganhou peso em regiões onde tinha uma menor penetração, como Galiza ou País Vasco e reforçou a sua marca própria com a nova secção de “comida para levar”.
As vendas de bens de grande consumo em Espanha estagnaram em 2019 (+1% em valor e -0,6% em volume até 8 de setembro, face ao período homólogo). Destacam-se porém crescimentos em algumas categorias de produto como frutos secos (+35% em valor) e alimentação “ecológica” (+20%).
Em Portugal são esperadas cinco novas aberturas da Mercadona até final do ano, em Braga, Aveiro e Porto.