Cadeia de moda Forever 21 entre a espada e um pedido de insolvência
As negociações para uma eventual recuperação da cadeia estão paradas, pelo que o foco passa agora por um resgate através de uma declaração de insolvência.

Ana Catarina Monteiro
Pingo Doce lança nova gama de refeições leves e práticas
Navigator registou 529M€ de volume de negócios no primeiro trimestre
Dias da Moda do UBBO trazem workshops e consultores de moda
Quinta da Vacaria lança Grande Reserva 2019
Equipa portuguesa vence final ibérica da 33.ª edição do L’Oréal Brandstorm com projeto inovador de skincare masculino
MC volta a integrar a “A List” do CDP e reforça liderança no combate às alterações climáticas
Monte da Bica aposta na exportação e apresenta novos vinhos
8º Congresso Nacional do Azeite vai debater os novos desafios para o setor
Retalho gerou 70.015 M€ de volume de negócios em 2023
Marta Baptista: “A agricultura faz-se com pessoas”

Abertura da primeira e única loja Forever 21 em Portugal (2016)
A cadeia de moda Forever 21 pode estar prestes a declarar falência. As negociações para uma eventual recuperação da cadeia com mais de 800 lojas a nível mundial estão paradas, pelo que o foco passa agora por um resgate através da declaração de insolvência, disseram à Bloomberg fontes próximas ao processo.
A empresa norte-americana estava em negociações para conseguir um financiamento adicional, trabalhando com uma equipa de consultores para reestruturar a dívida. No mês de agosto, a empresa dava sinais de dificuldades para pagar a fornecedores e proprietários, o que intensificou a urgência de uma recuperação.
Com as negociações paradas e as opções a escassearem, a empresa equaciona o pedido de empréstimo para devedores, ainda que “possa haver um acordo de última hora para assim evitar o tribunal”, sublinham as fontes. O pedido ajudaria a empresa a abandonar as lojas não rentáveis e a recapitalizar o negócio, mas poderia apresentar problemas para os proprietários dos centros comerciais onde a grande parte das lojas Forever 21 estão alojadas. Contactada pela Bloomberg, a empresa não quis comentar o assunto.
Fundada em 1984 em Los Angeles, Califórnia (EUA), a Forever 21 surgiu como a marca “que introduziu o conceito de fast fashion”. A empresa apostou no mercado de consumidores mais jovens que procuram roupas “trendy” a preços acessíveis, um nicho que rapidamente foi inundado por outros players, incluindo no canal online.
Em Portugal, a empresa conta apenas com uma loja, inaugurada em 2016 no centro Colombo em Lisboa.