Mercadona exporta formato de cerveja mini para Espanha
A Mercadona exportou de Portugal o formato “mini” para diversificar a oferta das marcas próprias de cerveja vendidas em Espanha, dá conta a retalhista que na sexta-feira lançou as duas primeiras cervejas desenvolvidas para Portugal.

Ana Catarina Monteiro
Um em cada quatro consumidores compra online em Portugal
Inscrições para o Prémio Ecotrophelia Portugal 2025 terminam a 21 de maio
Milaneza lança campanha “Integral pela Saúde, Aveia pelo Sabor” para promover gama saudável
Torrestir reforça posicionamento global com presença na Transport Logistic 2025
Quinta do Crasto Touriga Nacional eleito ‘Melhor do Ano’ no Concurso Vinhos de Portugal
Sabor do Ano lança imagem renovada e abre inscrições para a edição de 2026
Armazém industrial de 3.640 m² em Matosinhos está em leilão por 3M€
Arrancou oficialmente a 5.ª edição do Programa Bairro Feliz
Sete empresas portuguesas na maior feira da América Latina com apoio da AEP
Tarelo reforça identidade do terroir açoriano com entrada do enólogo Tiago Macena
A Mercadona exportou de Portugal o formato “mini” para diversificar a oferta das marcas próprias de cerveja vendidas em Espanha, dá conta a retalhista que esta sexta-feira lançou as duas primeiras cervejas desenvolvidas para Portugal.
A cadeia passou a oferecer no país vizinho o formato de 20 centilitros em algumas variedades de cerveja, como as versões clássica e especial da marca Steinburg, explica a empresa ao Hipersuper.
A Steinburg é disponibilizada pela cadeia em todo o país vizinho em garrafas de um litro, de 33 centilitros e agora também de 20, naquelas duas versões.
Esta é uma das duas marcas de cerveja da Mercadona para o mercado espanhol, além da 1897. Ambas pertencem à Hacendando, a marca “chapéu” da Mercadona para o segmento alimentar.
A marca Steinburg é produzida pela Totaler Font Salem, que conta com duas fábricas em Espanha, na região de Valência, e uma em Portugal, em Santarém, detendo entre as marcas próprias a Tagus e a Cintra, por exemplo.
Com uma área total de 290 725 metros quadrados, distribuídos em diferentes áreas, a fábrica do Ribatejo, integrada na rede industrial da Mercadona, é responsável pela produção das duas primeiras cervejas que a retalhista desenvolveu depois de avaliar os hábitos de consumo dos portugueses e que estão também disponíveis em Portugal no formato “mini”.
As análises aos consumidores e desenvolvimento de novas propostas para o mercado nacional acontece a partir do Centro de Coinovação que a empresa detém em Matosinhos. Foi aqui que a empresa detetou a oportunidade de exportação do formato para Espanha.