DPH

Vendas da Henkel recuam no último trimestre. Beleza é área mais afetada

O segundo trimestre do ano significou para a Henkel um “ambiente de mercado cada vez mais difícil”.

Ana Catarina Monteiro
DPH

Vendas da Henkel recuam no último trimestre. Beleza é área mais afetada

O segundo trimestre do ano significou para a Henkel um “ambiente de mercado cada vez mais difícil”.

Sobre o autor
Ana Catarina Monteiro
Artigos relacionados
Navigator registou 529M€ de volume de negócios no primeiro trimestre
Não Alimentar
Dias da Moda do UBBO trazem workshops e consultores de moda
Retalho
Quinta da Vacaria lança Grande Reserva 2019
Bebidas
Quinta da Vacaria
Equipa portuguesa vence final ibérica da 33.ª edição do L’Oréal Brandstorm com projeto inovador de skincare masculino
Inovação
Equipa portuguesa vence final ibérica da 33ª edição do L’Oréal Brandstorm
MC volta a integrar a “A List” do CDP e reforça liderança no combate às alterações climáticas
Retalho
MC
Monte da Bica aposta na exportação e apresenta novos vinhos
Bebidas
8º Congresso Nacional do Azeite vai debater os novos desafios para o setor
Alimentar
Retalho gerou 70.015 M€ de volume de negócios em 2023
Retalho
Marta Baptista: “A agricultura faz-se com pessoas”
Alimentar
Vinhos de Portugal promovem-se na APAS SHOW 2025 em São Paulo
Exportação
PUB

henkelA Henkel caracteriza o segundo trimestre do ano por um “ambiente de mercado cada vez mais difícil”. De acordo com os resultados de negócio apresentados esta terça-feira, as vendas orgânicas da multinacional recuaram para os 5,1 mil milhões de euros, o que significa uma queda de 0,4% face ao mesmo período do ano passado.

A performance da multinacional é desigual comparando diferentes mercados. Na Europa Ocidental a queda das vendas orgânicas foi de 1,8% no segundo trimestre do ano.

PUB

No total, o resultado operacional ajustado (EBIT) da multinacional desceu até os 846 milhões de euros, menos 8,6% comparando com os 926 milhões de euros alcançados no mesmo trimestre do ano anterior. De igual modo, o lucro por ação derrapou para os 1,43 euros, o que representa uma queda de 9,5% face ao segundo trimestre de 2018 (1,58).

Área de beleza com pior resultado

O segmento de negócio mais prejudicado foi o de cuidados de beleza, no qual a Henkel detém marcas como Syoss, Schwarzkopf ou Diadermine. Nesta área o decréscimo das vendas foi de 2,4% entre abril e junho. No que diz respeito ao EBIT, o segmento apresenta uma queda de 34,9%, comparando com o mesmo trimestre do ano transato, para os 122 milhões de euros.

“O desenvolvimento do negócio de cuidados de beleza no retalho esteve significativamente abaixo das nossas expectativas. Isto deve-se em parte ao desenvolvimento não satisfatório de mercado maduros como o da América do Norte e Europa Ocidental”, explica em comunicado o CEO da Henkel, Hans Van Bylen.

Por outro lado, também as vendas do segmento de tecnologias adesivas, que engloba marcas como Agorex, Technomelt ou Loctite, recuaram 1,2% comparando com o segundo trimestre de 2018.

O único grupo a mostrar resultados positivos entre abril e junho é o das marcas de cuidados para roupa e casa (a Henkel é dona da Persil, da Somat e da Dial, entre outras), tendo alcançado uma subida de 2% em termos homólogos.

EBIT cai 7,2% no primeiro semestre

Ainda assim, os resultados da Henkel acumulados na primeira metade do ano mantêm-se alinhados com o ano transato, tendo gerado 10,1 mil milhões de euros em vendas (+0,1% em termos orgânicos).

Já o EBIT caiu 7,2%, a partir dos 1,8 mil milhões de euros alcançados no primeiro semestre de 2018, para os 1,6 mil milhões até junho deste ano.

Uma vez que os resultados ficaram aquém das expectativas da Henkel, a multinacional reduziu para metade as suas previsões para o ano fiscal de 2019. A empresa antecipa agora um crescimento orgânico entre zero e 2%, depois de ter definido para o ano atual uma subida das vendas entre 2 e 4%.

Sobre o autorAna Catarina Monteiro

Ana Catarina Monteiro

Artigos relacionados
Navigator registou 529M€ de volume de negócios no primeiro trimestre
Não Alimentar
Dias da Moda do UBBO trazem workshops e consultores de moda
Retalho
Quinta da Vacaria
Quinta da Vacaria lança Grande Reserva 2019
Bebidas
Equipa portuguesa vence final ibérica da 33ª edição do L’Oréal Brandstorm
Equipa portuguesa vence final ibérica da 33.ª edição do L’Oréal Brandstorm com projeto inovador de skincare masculino
Inovação
MC
MC volta a integrar a “A List” do CDP e reforça liderança no combate às alterações climáticas
Retalho
Monte da Bica aposta na exportação e apresenta novos vinhos
Bebidas
8º Congresso Nacional do Azeite vai debater os novos desafios para o setor
Alimentar
Retalho gerou 70.015 M€ de volume de negócios em 2023
Retalho
Marta Baptista: “A agricultura faz-se com pessoas”
Alimentar
Vinhos de Portugal promovem-se na APAS SHOW 2025 em São Paulo
Exportação
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Navegue

Sobre nós

Grupo Workmedia

Mantenha-se informado

©2025 Hipersuper. Todos os direitos reservados.