Opinião

Food Court – o novo local de vida dos Centros Comerciais

Por Mário Costa, CEO  Ceetrus Portugal Os Food Court são cada vez mais eixos centrais da experiência de vida dos centros comerciais. Tendo em conta a evolução das tendências, novas […]

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Food Court – o novo local de vida dos Centros Comerciais

Por Mário Costa, CEO  Ceetrus Portugal Os Food Court são cada vez mais eixos centrais da experiência de vida dos centros comerciais. Tendo em conta a evolução das tendências, novas […]

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Mario CostaPor Mário Costa, CEO  Ceetrus Portugal

Os Food Court são cada vez mais eixos centrais da experiência de vida dos centros comerciais. Tendo em conta a evolução das tendências, novas formas de consumo e expetativas dos clientes face a experiências que valorizem o seu dia a dia, é determinante olhar para os Food Courts como um local de referência e de vida que exige inovação e uma estratégia clara de customer experience. No caso da Ceetrus, o foco dado aos Food Courts dos espaços comerciais está inteiramente alinhado com a própria visão da empresa, assente na criação de espaços de vida, de interligação entre as pessoas, proximidade e sentido de partilha de bons momentos. Afinal, as áreas de restauração são locais por excelência para a partilha de experiências e muitas conversas à mesa.

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O Food Court torna-se num lugar vivo dos centros comerciais e são um fator de diferenciação. Para além da funcionalidade de tomar a sua refeição, os visitantes procuram ser envolvidos numa atmosfera, numa experiência diferenciadora, partilhável com família e amigos, numa interligação entre a funcionalidade de comer e a diversão desse momento. É por isso que os food courts são tão relevantes, pois levam o cliente a “saborear” momentos únicos.

Hoje, a evolução dos Food Courts é pautada, em primeiro lugar, pelo interesse das pessoas pela gastronomia. Os food lovers, nunca tiveram tanta expressão como nos dias de hoje. Basta percorrermos o feed do instagram para nos cruzarmos com fotografias das experiências associadas à comida. Esta tendência associada ao facto de as pessoas quererem comer fora de casa, representa uma grande oportunidade – que tem de ser acompanhada pela adequação aos novos padrões de consumo, isto é, a oferta vai seguir muito das tendências alimentares, como os ingredientes e conceitos saudáveis. Hoje vemos proliferar o conceito Bowl food, com as famosas taças de ingredientes saudáveis, com uma apresentação cuidada, mas muito orgânica, com conjugações de alimentos de cor vibrante e que se tornaram altamente fotografáveis para o instagram. Vemos aqui a tendência da digitalização dos próprios conceitos, programados para serem de qualidade, mas inspiradores e emocionais. Afinal, almoçar ou jantar fora num food court tem de ser uma experiência de vida em todos os sentidos, para mim e para os que me acompanham, física ou digitalmente. O mindset tecnológico e de redes sociais influenciará o conceito dos espaços e da apresentação gastronómica, no sentido de ser partilhável de forma naturalmente autêntica, sem filtros.

Entramos assim no campo da autenticidade, que é uma enorme tendência internacional. A qualidade superior, indispensável, tem de ser acompanhada pela veracidade. Esta veracidade vem, desde logo, com a noção da origem dos produtos. Muitos food courts e os seus players de restauração vão desenvolver locais de cultivo, para assegurar maior transparência na cadeia “da horta para o prato”. Estes locais, que podem ser uma horta vertical com ervas aromáticas ou alfaces, podem estar integradas no próprio layout do espaço ou a uma curta distância do mesmo.

Ainda nesta esfera da autenticidade, os bastidores da comida deixarão de ter barreiras. Os consumidores serão convidados de forma natural e espontânea a assistir à criação gastronómica que vão degustar. As cozinhas estarão visíveis, promovendo uma sensação de segurança na origem e no sentido de qualidade superior, com uma equipa especializada a criar com dedicação a nossa refeição. Quando a arquitetura do local não o permitir, a transmissão dos bastidores da cozinha em vídeo real time pode vir a ser uma solução.

Em determinados conceitos será também tendência explorar o selo de origem ética dos produtos, associando-os a agricultura sustentável, a sistemas inteligentes e ecológicos de produção, entre outros. Outra evolução dos food courts será a crescente expansão dos espaços, valorizando o outdoor, isto é, explorando o conceito dos terraços, dando acesso ao ar livre, à luz natural.

As tendências apontam ainda para a crescente integração de food courts em complexos, que se assumem como living centres. Um pouco o que já acontece com os centros comerciais, nomeadamente os geridos pela Ceetrus, que são locais de vida, dinâmicos, de interação e multifuncionais, onde é possível trabalhar remotamente, fazer compras, ter acesso a iniciativas culturais ou até a espaços de desporto e saúde, bem como a um food court inspirador e une o eat, play e relax, para uma experiência mais completa.

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