Opinião

Tecnologia: superar desafios dos novos modelos de negócio

Por Eduardo Bentes, business development alliance & channel manager do Generix Group A tecnologia tem contribuído significativamente e de forma estratégica para aproximar o consumidor das marcas. O surgimento da […]

Hipersuper
Opinião

Tecnologia: superar desafios dos novos modelos de negócio

Por Eduardo Bentes, business development alliance & channel manager do Generix Group A tecnologia tem contribuído significativamente e de forma estratégica para aproximar o consumidor das marcas. O surgimento da […]

Hipersuper
Sobre o autor
Hipersuper
Artigos relacionados
Navigator registou 529M€ de volume de negócios no primeiro trimestre
Não Alimentar
Dias da Moda do UBBO trazem workshops e consultores de moda
Retalho
Quinta da Vacaria lança Grande Reserva 2019
Bebidas
Quinta da Vacaria
Equipa portuguesa vence final ibérica da 33.ª edição do L’Oréal Brandstorm com projeto inovador de skincare masculino
Inovação
Equipa portuguesa vence final ibérica da 33ª edição do L’Oréal Brandstorm
MC volta a integrar a “A List” do CDP e reforça liderança no combate às alterações climáticas
Retalho
MC
Monte da Bica aposta na exportação e apresenta novos vinhos
Bebidas
8º Congresso Nacional do Azeite vai debater os novos desafios para o setor
Alimentar
Retalho gerou 70.015 M€ de volume de negócios em 2023
Retalho
Marta Baptista: “A agricultura faz-se com pessoas”
Alimentar
Vinhos de Portugal promovem-se na APAS SHOW 2025 em São Paulo
Exportação
PUB

Eduardo BentesPor Eduardo Bentes, business development alliance & channel manager do Generix Group

A tecnologia tem contribuído significativamente e de forma estratégica para aproximar o consumidor das marcas. O surgimento da Internet e do conceito rede social, veio mudar o paradigma da partilha de informação e de conteúdos relevantes sobre determinado produto ou serviço, permitindo aos fornecedores apresentar facilmente a sua oferta a nível global. Se por um lado o fornecedor possui ferramentas mais ágeis para potenciar e concretizar negócio, depara-se por outro lado com um cliente mais informado e consequentemente mais exigente. O consumidor não só quer assegurar-se da qualidade daquilo que compra, como quer comprar ao melhor preço e com o menor lead time.

PUB

A importância das novas ferramentas de comunicação

As plataformas tecnológicas de procurement são um exemplo prático de ferramentas utilizadas pelas organizações para a seleção e contratação de fornecedores para o fornecimento de determinado bem ou serviço. Através destas, não só é possível selecionar a melhor oferta, segundo um conjunto determinado de critérios, como ainda gerir todo o processo de negociação com os potenciais fornecedores. No estágio seguinte à negociação, uma vez mais se revela o contributo da tecnologia na gestão otimizada dos processos de aprovisionamento. Aqui entramos na área das plataformas colaborativas Purchase-to-pay, através das quais é possível gerir de forma centralizada todos os processos em torno da compra, desde a requisição de um produto ou serviço à recepção e contabilização automática das faturas dos fornecedores em sistema. Tal como o nome sugere este tipo de soluções potencia a colaboração entre clientes, fornecedores e operadores logísticos, que através da transação eletrónica de dados (EDI) ou acesso a uma plataforma online comum contribuem para uma gestão partilhada, eficiente e atempada de todo o processo de aprovisionamento. Para além da automatização de um conjunto significativo de tarefas administrativas, a desmaterialização de processos contribui também para a simplificação e uma maior fluidez dos workflows dos ciclos de compras.

Resposta aos desafios do mercado

Quando falamos em globalização, surge desde logo o tema da regulamentação e da necessidade de uniformização dos processos e dados em torno dos produtos. A garantia de qualidade e controlo de rastreabilidade é algo crítico não só em bens alimentares, mas em qualquer tipo de produto em que haja interação direta com o consumidor e que de alguma forma o possa expor a algum tipo de perigo (ex: medicamentos, dispositivos eletrónicos, automóvel, …). Daí a importância das técnicas de codificação e identificação da matéria prima, subsidiária e produto acabado, assim como do recurso a tecnologias de suporte ao seguimento e gestão física das mercadorias, como por exemplo os sistemas WMS utilizados na gestão operacional de armazéns.

Iniciativas tecnológicas como a data pool SyncPT, contribuem ainda para a sincronização global de dados logísticos, nutricionais, comerciais e de marketing entre parceiros de negócio, de acordo os Standards internacionais da GS1.

Muitos dos desafios sentidos a montante da cadeia, são obviamente fruto da procura e exigência do consumidor. Nesse sentido uma vez mais nos deparamos com a relevância que a tecnologia da mobilidade e das plataformas de venda online aportam na partilha da experiência do consumidor, ao ponto de contribuírem para o fenómeno de “Uberização” da economia.

Não só o investimento em tecnologia, mas a criatividade de como a utilizar de forma inovadora, contribuirá para a diferenciação das empresas no mercado, motivando a seguinte questão:
Estará a minha empresa a refletir esta realidade no plano estratégico de ações e investimentos?

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Artigos relacionados
Navigator registou 529M€ de volume de negócios no primeiro trimestre
Não Alimentar
Dias da Moda do UBBO trazem workshops e consultores de moda
Retalho
Quinta da Vacaria
Quinta da Vacaria lança Grande Reserva 2019
Bebidas
Equipa portuguesa vence final ibérica da 33ª edição do L’Oréal Brandstorm
Equipa portuguesa vence final ibérica da 33.ª edição do L’Oréal Brandstorm com projeto inovador de skincare masculino
Inovação
MC
MC volta a integrar a “A List” do CDP e reforça liderança no combate às alterações climáticas
Retalho
Monte da Bica aposta na exportação e apresenta novos vinhos
Bebidas
8º Congresso Nacional do Azeite vai debater os novos desafios para o setor
Alimentar
Retalho gerou 70.015 M€ de volume de negócios em 2023
Retalho
Marta Baptista: “A agricultura faz-se com pessoas”
Alimentar
Vinhos de Portugal promovem-se na APAS SHOW 2025 em São Paulo
Exportação
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Navegue

Sobre nós

Grupo Workmedia

Mantenha-se informado

©2025 Hipersuper. Todos os direitos reservados.