Walmart é única retalhista entre as 10 empresas que estão a mudar o mundo
A empresa de serviços financeiros JPMorgan Chase, a produtora alimentar DSM e a tecnológica Apple surgem, respetivamente, nas três primeiras posições da lista “Change the World”, elaborada pela revista Fortune

Ana Catarina Monteiro
Um em cada quatro consumidores compra online em Portugal
Inscrições para o Prémio Ecotrophelia Portugal 2025 terminam a 21 de maio
Milaneza lança campanha “Integral pela Saúde, Aveia pelo Sabor” para promover gama saudável
Torrestir reforça posicionamento global com presença na Transport Logistic 2025
Quinta do Crasto Touriga Nacional eleito ‘Melhor do Ano’ no Concurso Vinhos de Portugal
Sabor do Ano lança imagem renovada e abre inscrições para a edição de 2026
Armazém industrial de 3.640 m² em Matosinhos está em leilão por 3M€
Arrancou oficialmente a 5.ª edição do Programa Bairro Feliz
Sete empresas portuguesas na maior feira da América Latina com apoio da AEP
Tarelo reforça identidade do terroir açoriano com entrada do enólogo Tiago Macena
A empresa de serviços financeiros JPMorgan Chase, a produtora alimentar DSM e a tecnológica Apple surgem, respetivamente, nas três primeiras posições da lista “Change the World”, elaborada pela revista Fortune, que pretende enumerar as empresas que estão a mudar o mundo.
No Top10 surge apenas uma empresa de distribuição – a Walmart, na sétima posição. Segundo a publicação, a maior cadeia de retalho norte-americana está a promover junto das suas dezenas de milhares uma cadeia de valor mais “amiga do ambiente”, eliminando gradualmente produtos químicos controversos. “O movimento inspirou a concorrência, como é exemplo a cadeia Target, a fazer esforços semelhantes. Até agora, diz a Walmart, os seus fornecedores removeram quase todos os produtos químicos prioritários dos produtos que vende”, lê-se no site da Fortune.
A Walmart faturou no último ano fiscal 485 873 milhões de dólares. A retalhista lucrou 13 643 milhões de dólares, apresentando atualmente um valor de mercado de 237 512 milhões de dólares.
Única produtora automóvel no Top 10
Por sua vez, a Toyota é a única produtora do setor automóvel presente entre as dez primeiras. A mara nipónica surge em oitavo lugar na lista, devido também aos seus esforços para um mundo mais verde. “A Tesla pode ter feito motores elétricos atrativos, mas a Toyota tornou-os onipresentes”, explica a publicação norte-americana, destacando o modelo Prius como carro híbrido a gás mais vendido, a nível mundial, e o automóvel de emissões zero Mirai. A produtora apresentou no último ano fiscal uma receita de 254 694 milhões de dólares, lucros de 16 899 milhões de dólares e está avaliada em 182 113 milhões de dólares.
A Fortune, em parceria com a FSG, consultora de impacto social sem fins lucrativos, a Shared Value Initiative, plataforma global para organizações que procuram soluções de negócios para desafios sociais e o professor Michael E. Porter da Harvard Business School, avaliam e classificam as empresas em três fatores: impacto social mensurável, resultados comerciais e nível de inovação. Os 50 melhores da lista Change the World foram selecionados pelos editores da Fortune com base nos relatórios e análises da revista.