Carrefour aposta em hortas urbanas para abastecer hipermercados
Depois de instalar em abril passado o seu primeiro jardim urbano, no topo de um hipermercado, em abril, o Carrefour aposta no primeiro jardim urbano vertical

Ana Catarina Monteiro
Navigator registou 529M€ de volume de negócios no primeiro trimestre
Dias da Moda do UBBO trazem workshops e consultores de moda
Quinta da Vacaria lança Grande Reserva 2019
Equipa portuguesa vence final ibérica da 33.ª edição do L’Oréal Brandstorm com projeto inovador de skincare masculino
MC volta a integrar a “A List” do CDP e reforça liderança no combate às alterações climáticas
Monte da Bica aposta na exportação e apresenta novos vinhos
8º Congresso Nacional do Azeite vai debater os novos desafios para o setor
Retalho gerou 70.015 M€ de volume de negócios em 2023
Marta Baptista: “A agricultura faz-se com pessoas”
Vinhos de Portugal promovem-se na APAS SHOW 2025 em São Paulo
Depois de instalar em abril passado o seu primeiro jardim urbano, no topo do parque de estacionamento de um hipermercado na região de Paris, o Carrefour aposta agora no primeiro jardim urbano vertical.
Este segundo espaço de cultivo de frutas, vegetais e ervas aromáticas, destinadas ao abastecimento das lojas da retalhista francesa, localiza-se no parque de estacionamento do hipermercado de Sainte-Geneviève-des-Bois, “o primeiro hipermercado de França”, inaugurado em 1963, explica em comunicado o Carrefour.
Desenhado e gerido pela startup Agripolis, dedicada ao cultivo de frutas e vegetais sem utilização de pesticidas e para curta distribuição, o novo jardim urbano estende-se por 300 metros quadrados e utiliza a Aeroponia como método de cultivo (sem necessidade de solo para as plantas crescerem). “As plantas são alimentadas segundo as regras da agricultura biológica”.
A insígnia anunciou também que a Agripolis irá gerir um outro jardim urbano, o qual inaugura em setembro deste ano no topo da sede da empresa, em Massy, na região de Paris. A primeira horta urbana que o Carrefour inaugurou, em abril, foi criada em parceria com a escola de agricultura de Bougainville de Brie-Comte-Robert.
Além disso, no sudoeste de França, em Mérignac, está a ser criado um outro jardim urbano, numa área de 6000 metros quadrados perto de uma loja da retalhista. “Ambos os projetos envolvem produtores e parceiros locais”, garante a empresa.