FMCG

Mais de mil produtores e retalhistas já aderiram à plataforma da GS1 que rastreia e sincroniza produtos

A Sync PT, plataforma lançada pela GS1 Portugal, acumula em três anos mais de 138 mil artigos registados, de 1011 empresas

Ana Catarina Monteiro
FMCG

Mais de mil produtores e retalhistas já aderiram à plataforma da GS1 que rastreia e sincroniza produtos

A Sync PT, plataforma lançada pela GS1 Portugal, acumula em três anos mais de 138 mil artigos registados, de 1011 empresas

Sobre o autor
Ana Catarina Monteiro
Artigos relacionados
Um em cada quatro consumidores compra online em Portugal
Retalho
Inscrições para o Prémio Ecotrophelia Portugal 2025 terminam a 21 de maio
I&D
Milaneza lança campanha “Integral pela Saúde, Aveia pelo Sabor” para promover gama saudável
Alimentar
Torrestir reforça posicionamento global com presença na Transport Logistic 2025
Logística
Torrestir
Quinta do Crasto Touriga Nacional eleito ‘Melhor do Ano’ no Concurso Vinhos de Portugal
Bebidas
Sabor do Ano lança imagem renovada e abre inscrições para a edição de 2026
Alimentar
Armazém industrial de 3.640 m² em Matosinhos está em leilão por 3M€
Logística
Arrancou oficialmente a 5.ª edição do Programa Bairro Feliz
Retalho
Sete empresas portuguesas na maior feira da América Latina com apoio da AEP
Exportação
Tarelo reforça identidade do terroir açoriano com entrada do enólogo Tiago Macena
Bebidas
PUB

A Sync PT, plataforma lançada em 2014 pela GS1 Portugal para rastreio e sincronização dos produtos ao longo da cadeia de valor, disponibilizando os dados às empresas, alcançou em três anos mais de 138 mil artigos registados, de 1011 empresas.

Lançada em 2014 pela entidade que introduziu o código de barras em Portugal para fazer face à exigência de “informação relevante e de qualidade ao consumidor”, nos canais de venda online e mobile, imposta pelo regulamento europeu 1169/2011/EU, a Sync PT funciona como um catálogo digital. Destina-se a servir a gestão interna das empresas através da partilha de informação entre os vários parceiros de negócios, sendo que, além das empresas portuguesas, a ferramenta apresenta ligação e sincronização em tempo real com portais idênticos de todo o mundo.

PUB

A plataforma foi sendo desenvolvida de forma colaborativa entre produtores, retalhistas e respetivas associações (APED, FIPA e Centromarca). Três anos após a sua chegada ao mercado, são já mais de mil as empresas aderentes, entre elas as retalhistas Auchan, Dia, El Corte Inglês, Intermarché, Makro, Recheio, Sonae, Uniarme e os fabricantes Danone, Frutas Patrícia Pilar, Nestlé, Nobre, Reckitt Benckiser, Pepsico, Unicer ou Unilever.

“A entrada em vigor do 1169/2011/UE no final de 2014 foi o corolário de um progressivo empowerment do consumidor. Na base do diploma esteve a pretensão do legislador de que o consumidor, no ato da compra, tivesse acesso a toda a informação relevante sobre o produto ou serviço, tanto no ponto de venda físico como em catálogos digitais. Nesse sentido, a eficácia da nossa solução advém da fiabilidade das fichas de produto, cujos dados são inseridos apenas pelos fabricantes, mas estão acessíveis a todos os agentes na cadeia de valor, incluindo o consumidor. Entre os cerca de 80 atributos, estão os 12 obrigatórios identificados pelo regulamento – dados nutricionais, lista de ingredientes, validade, condições de conservação e utilização, entre outros”, esclarece em comunicado João de Castro Guimarães, diretor executivo da GS1 Portugal.

Sobre o autorAna Catarina Monteiro

Ana Catarina Monteiro

Artigos relacionados
Um em cada quatro consumidores compra online em Portugal
Retalho
Inscrições para o Prémio Ecotrophelia Portugal 2025 terminam a 21 de maio
I&D
Milaneza lança campanha “Integral pela Saúde, Aveia pelo Sabor” para promover gama saudável
Alimentar
Torrestir
Torrestir reforça posicionamento global com presença na Transport Logistic 2025
Logística
Quinta do Crasto Touriga Nacional eleito ‘Melhor do Ano’ no Concurso Vinhos de Portugal
Bebidas
Sabor do Ano lança imagem renovada e abre inscrições para a edição de 2026
Alimentar
Armazém industrial de 3.640 m² em Matosinhos está em leilão por 3M€
Logística
Arrancou oficialmente a 5.ª edição do Programa Bairro Feliz
Retalho
Sete empresas portuguesas na maior feira da América Latina com apoio da AEP
Exportação
Tarelo reforça identidade do terroir açoriano com entrada do enólogo Tiago Macena
Bebidas
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Navegue

Sobre nós

Grupo Workmedia

Mantenha-se informado

©2025 Hipersuper. Todos os direitos reservados.