Alimentação e Bebidas

Faturação da Jerónimo Martins cresce 6,5% em 2016 para €14,6 mil milhões

As vendas do grupo Jerónimo Martins alcançaram no último ano os 14,6 mil milhões de euros, uma subida de 6,5% face a 2015. A cadeia Pingo Doce faturou 3558 milhões de euros no exercício anterior e, na Colômbia, a cadeia Ara mais do que duplicou as vendas

Ana Catarina Monteiro
Alimentação e Bebidas

Faturação da Jerónimo Martins cresce 6,5% em 2016 para €14,6 mil milhões

As vendas do grupo Jerónimo Martins alcançaram no último ano os 14,6 mil milhões de euros, uma subida de 6,5% face a 2015. A cadeia Pingo Doce faturou 3558 milhões de euros no exercício anterior e, na Colômbia, a cadeia Ara mais do que duplicou as vendas

Sobre o autor
Ana Catarina Monteiro
Artigos relacionados
Navigator registou 529M€ de volume de negócios no primeiro trimestre
Não Alimentar
Dias da Moda do UBBO trazem workshops e consultores de moda
Retalho
Quinta da Vacaria lança Grande Reserva 2019
Bebidas
Quinta da Vacaria
Equipa portuguesa vence final ibérica da 33.ª edição do L’Oréal Brandstorm com projeto inovador de skincare masculino
Inovação
Equipa portuguesa vence final ibérica da 33ª edição do L’Oréal Brandstorm
MC volta a integrar a “A List” do CDP e reforça liderança no combate às alterações climáticas
Retalho
MC
Monte da Bica aposta na exportação e apresenta novos vinhos
Bebidas
8º Congresso Nacional do Azeite vai debater os novos desafios para o setor
Alimentar
Retalho gerou 70.015 M€ de volume de negócios em 2023
Retalho
Marta Baptista: “A agricultura faz-se com pessoas”
Alimentar
Vinhos de Portugal promovem-se na APAS SHOW 2025 em São Paulo
Exportação
PUB

As vendas do grupo Jerónimo Martins alcançaram no último ano os 14,6 mil milhões de euros, uma subida de 6,5% face a 2015. A cadeia Pingo Doce faturou 3558 milhões de euros no exercício anterior e, na Colômbia, a cadeia Ara mais do que duplicou as vendas.

O grupo liderado por Pedro Soares dos Santos observa crescimentos de vendas nas insígnias de retalho detidas em Portugal, Polónia e Colômbia. Segundo o comunicado emitido esta quarta-feira à CMVM, o resultado líquido ascendeu aos 593 milhões de euros. Excluindo o impacto da venda de 100% da Monterroio, a sub-holding para os negócios da indústria e serviços, à Sociedade Francisco Manuel dos Santos (operação ocorrida em julho de 2016), o resultado líquido cifra-se nos 361 milhões de euros, uma subida de 14,5% face a 2015. O EBITDA (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização)  cresceu 7,8% para os 862 milhões de euros.

PUB

A cadeia Pingo Doce obteve no último ano um crescimento de 4,7% em vendas para os 3558 milhões de euros, sendo que o resultado “like-for-like” (LFL) evidencia um crescimento de 1,2%. A cadeia gerou um EBITDA de 192 milhões de euros (+2% face ao ano anterior). A grossista Recheio, por sua vez, viu as suas vendas aumentarem 5,9% para os 878 milhões de euros. Numa base comparável de lojas, a subida foi de 5%.

Na Polónia, as vendas da cadeia alimentar Biedronka alcançaram ganhos LFL de 9,5%, com as vendas totais de 9781 milhões de euros. A cadeia de “drugstores” Hebe, que inclui a cadeia de farmácias Apteka Na Zdrowie, operada pelo grupo nacional naquele País, apresenta uma evolução positiva nas vendas de 22,2% para os 122 milhões de euros. A cadeia de saúde e bem-estar fechou o ano com mais 19 lojas que 2015, num total de 153 espaços.

Já a Ara, insígnia de supermercados na Colômbia, encerrou 2016 com 221 pontos de venda em três regiões do país sul-americano, tendo entrado no último ano na região de Bogotá. 236 milhões de euros foi a faturação atingida no exercício, tendo mais do que duplicado as vendas face a 2015.

Sobre o autorAna Catarina Monteiro

Ana Catarina Monteiro

Artigos relacionados
Navigator registou 529M€ de volume de negócios no primeiro trimestre
Não Alimentar
Dias da Moda do UBBO trazem workshops e consultores de moda
Retalho
Quinta da Vacaria
Quinta da Vacaria lança Grande Reserva 2019
Bebidas
Equipa portuguesa vence final ibérica da 33ª edição do L’Oréal Brandstorm
Equipa portuguesa vence final ibérica da 33.ª edição do L’Oréal Brandstorm com projeto inovador de skincare masculino
Inovação
MC
MC volta a integrar a “A List” do CDP e reforça liderança no combate às alterações climáticas
Retalho
Monte da Bica aposta na exportação e apresenta novos vinhos
Bebidas
8º Congresso Nacional do Azeite vai debater os novos desafios para o setor
Alimentar
Retalho gerou 70.015 M€ de volume de negócios em 2023
Retalho
Marta Baptista: “A agricultura faz-se com pessoas”
Alimentar
Vinhos de Portugal promovem-se na APAS SHOW 2025 em São Paulo
Exportação
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Navegue

Sobre nós

Grupo Workmedia

Mantenha-se informado

©2025 Hipersuper. Todos os direitos reservados.