AIB propõe em Assembleia da República criação de Dia Nacional do Bacalhau
A Associação dos Industriais de Bacalhau (AIB) formalizou na Assembleia da República a proposta de instituição do Dia Nacional do Bacalhau, a 5 de junho

Ana Catarina Monteiro
Navigator registou 529M€ de volume de negócios no primeiro trimestre
Dias da Moda do UBBO trazem workshops e consultores de moda
Quinta da Vacaria lança Grande Reserva 2019
Equipa portuguesa vence final ibérica da 33.ª edição do L’Oréal Brandstorm com projeto inovador de skincare masculino
MC volta a integrar a “A List” do CDP e reforça liderança no combate às alterações climáticas
Monte da Bica aposta na exportação e apresenta novos vinhos
8º Congresso Nacional do Azeite vai debater os novos desafios para o setor
Retalho gerou 70.015 M€ de volume de negócios em 2023
Marta Baptista: “A agricultura faz-se com pessoas”
Vinhos de Portugal promovem-se na APAS SHOW 2025 em São Paulo
A Associação dos Industriais de Bacalhau (AIB) formalizou na Assembleia da República a proposta de instituição do Dia Nacional do Bacalhau, a 5 de junho.
No sentido de homenagear “toda a epopeia lusa da pesca do bacalhau”, assim como as “dimensões socioeconómica e gastronómica” do “fiel amigo”, a associação está neste momento a apresentar a proposta de instaurar o Dia Nacional do Bacalhau aos partidos políticos com representação parlamentar. As próximas reuniões devem ser agendadas com o PS e o PAN.
A iniciativa partiu da Riberalves e conta também com o apoio do Museu Marítimo de Ílhavo. A ideia é de estabelecer o dia do bacalhau a 5 de junho, em memória do “episódio mais trágico da história portuguesa da pesca de bacalhau”. Foi naquele dia, em 1942, durante a II Guerra Mundial, que o lugre português Maria da Glória foi torpedeado e afundado por submarinos alemães. O ataque resultou em 36 vítimas mortais, que contrastam com os oito sobreviventes.
Portugal é o pais onde mais se consome bacalhau per capital. O País desenvolveu a sua própria técnica de cura tradicional do bacalhau e hoje detém uma indústria ligada ao “fiel amigo” que é responsável por 2000 empregos diretos e um volume de negócios de 400 milhões de euros, dos quais 100 milhões de euros advém de exportações.