Amazon é já a terceira maior retalhista de moda online na Europa Ocidental
Atualmente, as plataformas alemãs Otto e Zalando são as lojas online de moda que detém as maiores quotas de mercado na Europa Ocidental – 6,2% e 6,1%, respetivamente. No entanto, a Amazon está a aproximar-se das líderes deste mercado, apresentado neste momento uma quota de 5,7%

Ana Catarina Monteiro
MC volta a integrar a “A List” do CDP e reforça liderança no combate às alterações climáticas
8º Congresso Nacional do Azeite vai debater os novos desafios para o setor
Retalho gerou 70.015 M€ de volume de negócios em 2023
Marta Baptista: “A agricultura faz-se com pessoas”
Vinhos de Portugal promovem-se na APAS SHOW 2025 em São Paulo
Mar Shopping Matosinhos realiza ação de prevenção para séniores
Grupo Rodilla adquire 100% da A Padaria Portuguesa
Buondi é o café oficial do Primavera Sound Porto 2025
Nuno Loureiro é o novo country manager da Mastercard em Portugal
Pingo Doce cresce 2,8% no 1.º trimestre para 1,2 mil milhões de euros
Atualmente, as plataformas alemãs Otto e Zalando são as lojas online de moda que detém as maiores quotas de mercado na Europa Ocidental – 6,2% e 6,1%, respetivamente. No entanto, a Amazon está a aproximar-se das líderes deste mercado, apresentado neste momento uma quota de 5,7%.
A norte-americana Amazon está a ganhar cada vez mais quota no mercado online de roupa e sapatos na Europa Ocidental, que gera mais de 40 mil milhões de euros por ano, de acordo com a Bloomberg Business.
A gigante do comércio eletrónico que está a expandir no velho continente é já a terceira plataforma preferida para compra de artigos de moda no ocidente da Europa, o qual a Otto continua a liderar apesar de ter vindo a perder terreno.
A plataforma alemã caiu de uma quota de mercado de 10% detida em 2011 para os atuais 6,2%, dado o surgimento de outros concorrentes, como a retalhista Zalando, que detém a segunda maior quota (6,1%). O site também surgiu na Alemanha e está presente em 15 países na Europa, operando exclusivamente na venda de moda. Ainda assim, o crescimento desta retalhista deu-se com o alargamento à venda de produtos de outras marcas além da sua, como é exemplo a portuguesa Tiffosi.
A Zalando representa o maior canal de vendas na Alemanha da marca nacional especialista em jeans, que está também a “começar a trabalhar com a Amazon.es visando não só a expansão em Espanha como outros mercados”, revelou Noberto Bessa, diretor de logística da Tiffosi, por ocasião da conferência e-Commerce Day, levada a cabo pelos CTT no passado mês de novembro. Na mesma conferência, Nathan Keheller, vice-presidente da empresa australiana de soluções logísticas Temando, indicou que a Amazon é neste momento “a maior retalhista de moda nos Estados Unidos”.