PUB
Edição digital
PUB
Opinião

NÃO ME LIXES! Por António de Souza-Cardoso, presidente da AGAVI

Sabes que a AGAVI, a Associação para a Promoção da Gastronomia e do Vinho, em parceria com outras entidades vai fazer uma Campanha designada “Não me Lixes”?

Ana Catarina Monteiro
Opinião

NÃO ME LIXES! Por António de Souza-Cardoso, presidente da AGAVI

Sabes que a AGAVI, a Associação para a Promoção da Gastronomia e do Vinho, em parceria com outras entidades vai fazer uma Campanha designada “Não me Lixes”?

Sobre o autor
Ana Catarina Monteiro
Artigos relacionados
CONFAFRI escreve ao ministro da Agricultura e à presidente da CE sobre o Regulamento Anti-Desflorestação
ESG
Salesforce investe em formações gratuitas em IA
I&D
Luís Simões valida metas de redução de emissões de gases de efeito de estufa
Logística
Auchan lança nova edição do concurso ‘A Mesa dos Portugueses’
Retalho
Gama de bolachas Nacional ganha nova imagem
Alimentar
Opentext e Stratesys assinam acordo para implementação de soluções na gestão de qualidade nas empresas
Retalho
Vale da Rosa lança formato pick & go
Alimentar
Vinhos exclusivos da Garrafeira Continente conquistam 18 medalhas no Concours Mondial de Bruxelles
Bebidas
Mercadona abre supermercado em Leiria
Retalho
MO reabre loja remodelada em Sintra
Retalho
PUB
Por António de Souza-Cardoso, presidente da AGAVI

– Sabes que a AGAVI, a Associação para a Promoção da Gastronomia e do Vinho, em parceria com outras entidades vai fazer uma Campanha designada “Não me Lixes”?
– Que giro, sério? Mas é sobre quê?
PUB
– Sobre a Luta contra o Desperdício Alimentar! Este é o ano Internacional da Luta contra o Desperdício Alimentar!
– Ah! Engraçado ser uma Associação de Promoção da Gastronomia a fazer isso….

– Pois, sabes que quem gosta de comer, tem horror à fome e por isso quer proteger aqueles que têm carências alimentares. E há outros parceiros como a AEP, a AHRESP, a LIPOR, a Santa Casa da Misericórdia do Porto. Faz sentido, certo?

– Claro. Mas o que é a Campanha?

– A Campanha tem uma data de acções muito inovadoras. Dou-te exemplos: Na apresentação pública da campanha, o Chef José Cordeiro fez no Restaurante “Porto Sentido” um almoço só com coisas que as pessoas não usam – cascas de batata, sementes e pevides, troços de grelos e…. surpresa: estava tudo uma delícia!

Depois, no dia Nacional da Gastronomia, a 29 de maio, em Aveiro, foi iniciada uma ação chamada “do contentor para o prato”. No fundo, é um contentor do lixo, decorado com os motivos da campanha, com duas voluntárias – uma empurra o contentor e a outra aparece dentro do contentor e oferece comida fresca às pessoas que passam. É giro, porque é uma acção de psicologia invertida que chama a atenção para o facto de não podermos deitar ao lixo comida boa! Por isso é de um caixote do lixo que essa comida boa sai e é oferecida à população.

– Muito engraçado, mas são acções de sensibilização, então?

– Sim, sabes que isto é uma questão cultural. Em Portugal são desperdiçadas por ano 300.000 toneladas de alimentos. Um terço é desperdiçado na produção, outro terço na distribuição e o terço restante no consumo. Se continuamos a desperdiçar assim em 2050 teríamos que ter mais 70% dos alimentos que hoje produzimos e que já não chegam para a população existente.

– Bolas… E que mais acções há agora?

– Muitas. Teremos a acção “Prato consciente” que é um desafio que lançamos a uma estilista e um grupo empresarial para a realização de serviços de mesa a distribuir nos restaurantes mais relevantes, em que os pratos e travessas são 17% mais pequenos que os pratos standard.

– 17%…?

– Sim, é a percentagem média de alimentos desperdiçada nos pratos e travessas! Teremos também uma acção com a ATP, que é a Associação de Têxtil e Vestuário de Portugal, com marcadores em linho – uma fibra natural, com motivos que chamam a atenção para a luta contra o desperdício. Os marcadores terão uma versão Premium a distribuir pelas Embaixadas e Instituições que recebem pessoas e uma versão mais barata e massiva, dos mesmos marcadores em papel para ser distribuídos pelas Cantinas e Escolas.

– Excelente…

– Espera que há muito mais, temos uma acção para os mais miúdos que se chama “de pequenino se torce, mas não se desperdiça o pepino”, que é um livro infantil com as dicas e os ensinamentos que sublinham a importância de um uso criterioso do alimento. Temos a Fashion Food em pareceria com a Modtíssimo e com as melhores Bloggers que farão receitas que aproveitam os excedentes alimentares. Os Concurso nas escolas para os melhores Mupies da Luta contra o Desperdício e muitas, muitas outras iniciativas. E, todos os dias, durante três meses, um espaço televisivo a que chamamos “minuto sem desperdício”, dará dicas, exemplos, boas práticas, receitas, testemunhos e tantas outras notícias que ajudem a criar uma ideia e um sentimento colectivo de Luta contra o Desperdício.

Estamos também a articular com a Produção e Movimentos que têm grande vitalidade como é o caso da “Fruta Feia”, algumas acções que permitem combater o desperdício nesta área. Queremos também com a APED realizar um conjunto de iniciativas nos Hipermercados, como é o caso dos “HHH – Hiper Happy Hours” em que são vendidos produtos com um prazo de validade mais curto mas que também são vendidos a preços muito mais curtos!

– Parabéns, parece-me tudo muito interessante. Estou convencido!

– Não me interessa nada que estejas convencido. Sabes que em Portugal há 375.000 pessoas que passam fome diariamente, das quais 120.000 são crianças? Vá, não quero que te convenças, quero é que te comprometas e participes!

 Junta-te a nós no WWW.AGAVI.PT. NÃO ME LIXES!

 

Sobre o autorAna Catarina Monteiro

Ana Catarina Monteiro

Artigos relacionados
CONFAFRI escreve ao ministro da Agricultura e à presidente da CE sobre o Regulamento Anti-Desflorestação
ESG
Salesforce investe em formações gratuitas em IA
I&D
Luís Simões valida metas de redução de emissões de gases de efeito de estufa
Logística
Auchan lança nova edição do concurso ‘A Mesa dos Portugueses’
Retalho
Gama de bolachas Nacional ganha nova imagem
Alimentar
Opentext e Stratesys assinam acordo para implementação de soluções na gestão de qualidade nas empresas
Retalho
Vale da Rosa lança formato pick & go
Alimentar
Vinhos exclusivos da Garrafeira Continente conquistam 18 medalhas no Concours Mondial de Bruxelles
Bebidas
Mercadona abre supermercado em Leiria
Retalho
MO reabre loja remodelada em Sintra
Retalho
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Navegue

Sobre nós

Grupo Workmedia

Mantenha-se informado

©2024 Hipersuper. Todos os direitos reservados.