Exportações nacionais para fora da União Europeia caem 14% em junho
As exportações nacionais caíram 2% no mês de junho, em termos homólogos, resultado da redução de 14,3% das exportações para fora da União Europeia (UE), uma vez que as vendas para os estados-membros aumentaram 2,8%

Ana Catarina Monteiro
MC volta a integrar a “A List” do CDP e reforça liderança no combate às alterações climáticas
8º Congresso Nacional do Azeite vai debater os novos desafios para o setor
Retalho gerou 70.015 M€ de volume de negócios em 2023
Marta Baptista: “A agricultura faz-se com pessoas”
Vinhos de Portugal promovem-se na APAS SHOW 2025 em São Paulo
Mar Shopping Matosinhos realiza ação de prevenção para séniores
Grupo Rodilla adquire 100% da A Padaria Portuguesa
Buondi é o café oficial do Primavera Sound Porto 2025
Nuno Loureiro é o novo country manager da Mastercard em Portugal
Pingo Doce cresce 2,8% no 1.º trimestre para 1,2 mil milhões de euros
As exportações nacionais caíram 2% no mês de junho, em termos homólogos, resultado da redução de 14,3% das exportações para fora da União Europeia (UE), uma vez que as vendas para os estados-membros aumentaram 2,8%.
O défice da balança comercial de bens aumentou 68 milhões de euros em junho (151 milhões de euros exlcuindo Combustíveis e Lubrificantes), face ao mesmo mês do ano passado, segundo os dados publicados esta terça-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
No mês de referência, as exportações verificaram uma queda de 2% e as importações de bens decresceram 0,4%, em termos homólogos. Excluindo o comércio de Combustíveis e Lubrificantes, impactado pela redução dos preços, as exportações aumentaram 0,5% e as importações 3,6%.
No mês de maio, as exportações apresentaram um decréscimo de 1,1% e as importações reduziram 3,8% face ao mesmo mês de 2015.
Quanto à variação mensal, as exportações em junho aumentarem 6,2% e as importações subiram 4,6%, em relação aos valores registados em maio, “devido sobretudo à evolução do comércio intra-UE”, lê-se no relatório.
No total do segundo trimestre de 2016, terminado no mês de junho, as exportações caíram 1,9% e as importações recuaram 3,7%, face aos mesmos três meses de 2015.