Centros comerciais

Economia noturna. Oportunidade para os retalhistas?

Os horários comerciais noturnos estão na moda e podem representar uma oportunidade de crescimento para os centros comerciais, revela um estudo levado a cabo pela FootFall

Rita Gonçalves
Centros comerciais

Economia noturna. Oportunidade para os retalhistas?

Os horários comerciais noturnos estão na moda e podem representar uma oportunidade de crescimento para os centros comerciais, revela um estudo levado a cabo pela FootFall

Rita Gonçalves
Sobre o autor
Rita Gonçalves
Artigos relacionados
Navigator registou 529M€ de volume de negócios no primeiro trimestre
Não Alimentar
Dias da Moda do UBBO trazem workshops e consultores de moda
Retalho
Quinta da Vacaria lança Grande Reserva 2019
Bebidas
Quinta da Vacaria
Equipa portuguesa vence final ibérica da 33.ª edição do L’Oréal Brandstorm com projeto inovador de skincare masculino
Inovação
Equipa portuguesa vence final ibérica da 33ª edição do L’Oréal Brandstorm
MC volta a integrar a “A List” do CDP e reforça liderança no combate às alterações climáticas
Retalho
MC
Monte da Bica aposta na exportação e apresenta novos vinhos
Bebidas
8º Congresso Nacional do Azeite vai debater os novos desafios para o setor
Alimentar
Retalho gerou 70.015 M€ de volume de negócios em 2023
Retalho
Marta Baptista: “A agricultura faz-se com pessoas”
Alimentar
Vinhos de Portugal promovem-se na APAS SHOW 2025 em São Paulo
Exportação
PUB

Os horários comerciais noturnos estão na moda e podem representar uma oportunidade de crescimento para os centros comerciais, revela um estudo levado a cabo pela FootFall. Um total de 63% dos compradores está disposto a abraçar horários comerciais ampliados.

Os centros comerciais foram os formatos comerciais que mais rapidamente se deram conta das potencialidades da economia noturna, “adaptando a oferta para dar resposta a este tráfego emergente no retalho”, sublinha Lyanne Earls, da consultora FootFall, citado pela imprensa internacional.

PUB

“Isto deve-se em parte à necessidade de sobreviver aos concorrentes e em parte à ideia de que alterações substanciais na oferta podem levar a um aumento significativo do gasto médio”.

A FootFall indica que  alguns shoppings contam desde há décadas com horários de abertura alargados, com mais impacto nos últimos cinco anos, quando se começa a observar uma clara tendência para as compras mais tardias dando resposta ao apetite dos consumidores.

Também as compras espontâneas levadas a cabo ao final do dia estão a aumentar, revela a mesma fonte. “Este tráfego surge de forma natural quando o consumidor dispõe de mais tempo livre e, como se trata de tempo despendido em ócio, é mais provável que jante fora ao vá ao cinema”.

Assim, a grande oportunidade para os centros comerciais está em tirar partido desta maior apetência para jantar fora e outros caprichos relacionados com o estilo de vida, que aumenta o investimento em comida, bebidas e atividades de ócio e lazer. É o movimento que a consultora Nielsen designou em 2010 como ‘shoppertainment’ e que deu origem à tendência de converter os shoppings em núcleos de retalho e ócio.

 

Sobre o autorRita Gonçalves

Rita Gonçalves

Artigos relacionados
Navigator registou 529M€ de volume de negócios no primeiro trimestre
Não Alimentar
Dias da Moda do UBBO trazem workshops e consultores de moda
Retalho
Quinta da Vacaria
Quinta da Vacaria lança Grande Reserva 2019
Bebidas
Equipa portuguesa vence final ibérica da 33ª edição do L’Oréal Brandstorm
Equipa portuguesa vence final ibérica da 33.ª edição do L’Oréal Brandstorm com projeto inovador de skincare masculino
Inovação
MC
MC volta a integrar a “A List” do CDP e reforça liderança no combate às alterações climáticas
Retalho
Monte da Bica aposta na exportação e apresenta novos vinhos
Bebidas
8º Congresso Nacional do Azeite vai debater os novos desafios para o setor
Alimentar
Retalho gerou 70.015 M€ de volume de negócios em 2023
Retalho
Marta Baptista: “A agricultura faz-se com pessoas”
Alimentar
Vinhos de Portugal promovem-se na APAS SHOW 2025 em São Paulo
Exportação
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Navegue

Sobre nós

Grupo Workmedia

Mantenha-se informado

©2025 Hipersuper. Todos os direitos reservados.