Distribuição

Jumbo mais barato

A cadeia de hipermercados Jumbo é a mais barata do país. Logo de seguida encontram-se as insígnias Carrefour e o Pingo Doce e na quarta posição o Continente. Os supermercados […]

Rita Gonçalves
Distribuição

Jumbo mais barato

A cadeia de hipermercados Jumbo é a mais barata do país. Logo de seguida encontram-se as insígnias Carrefour e o Pingo Doce e na quarta posição o Continente. Os supermercados […]

Rita Gonçalves
Sobre o autor
Rita Gonçalves
Artigos relacionados
Navigator registou 529M€ de volume de negócios no primeiro trimestre
Não Alimentar
Dias da Moda do UBBO trazem workshops e consultores de moda
Retalho
Quinta da Vacaria lança Grande Reserva 2019
Bebidas
Quinta da Vacaria
Equipa portuguesa vence final ibérica da 33.ª edição do L’Oréal Brandstorm com projeto inovador de skincare masculino
Inovação
Equipa portuguesa vence final ibérica da 33ª edição do L’Oréal Brandstorm
MC volta a integrar a “A List” do CDP e reforça liderança no combate às alterações climáticas
Retalho
MC
Monte da Bica aposta na exportação e apresenta novos vinhos
Bebidas
8º Congresso Nacional do Azeite vai debater os novos desafios para o setor
Alimentar
Retalho gerou 70.015 M€ de volume de negócios em 2023
Retalho
Marta Baptista: “A agricultura faz-se com pessoas”
Alimentar
Vinhos de Portugal promovem-se na APAS SHOW 2025 em São Paulo
Exportação
PUB

A cadeia de hipermercados Jumbo é a mais barata do país. Logo de seguida encontram-se as insígnias Carrefour e o Pingo Doce e na quarta posição o Continente. Os supermercados Leclerc, assim como a rede de lojas Pão de Açúcar e Modelo são, respectivamente, as lojas onde se adquirem produtos mais caros. Esta é uma das principais conclusões de um estudo levado a cabo pela Direcção-Geral da Empresa sob tutela do Ministério da Economia.

O estudo, que divide Portugal Continental em três áreas, Lisboa, Porto e Regiões, recolheu vários tipos de produtos de nove cadeias de hiper e supermercados. As lojas de desconto não foram incluídas na análise. A diferença de preços entre os vários estabelecimentos comerciais é em média de seis por cento. Segundo exemplifica o estudo, um carrinho de compras com um total de 105 produtos para consumir no dia-a-dia custa 255,87 euros no Jumbo, mas se forem comprados na Leclerc a factura aumenta para 271,28 euros.

PUB

A região do País também tem influência sobre os preços dos produtos, sobretudo nas áreas alimentar e bebidas, mesmo entre as insígnias pertencentes à mesma cadeia. O Porto é a cidade onde os portugueses podem comprar produtos mais baratos. Para melhor entender esta diferença, o estudo dá o seguinte exemplo: um cabaz com 164 produtos que custa 400,508 euros no Continente do Porto aumenta 27,98 euros se for comprado no Continente de Leiria. De acordo com o estudo, o preço de um conjunto de 160 produtos adquiridos na Leclerc ou no Pão de Açúcar em zonas diferentes do País pode ter variações na ordem dos 1,04 e 1,28 por cento. A análise deste indicador nas insígnias Intermarché ou Continente aponta variações de preço mais elevadas, podendo atingir os sete por cento.

Outro dado curioso é o facto de os 6.250 preços analisados, dos quais 2.520 pertencem a supermercados e 4.000 a hipermercados, apresentarem diferenças de apenas 1,16 por cento comparando super e hipermercados.

De salientar ainda que os consumidores conseguem poupar visitando e comparando os preços nos vários estabelecimentos comerciais. O estudo dá um exemplo prático: os produtos de limpeza são mais baratos no Pingo Doce e no Carrefour do que no Jumbo, embora nas áreas de alimentação, bebidas e higiene a cadeia Jumbo se revele a mais económica. Esta última cadeia, quando comparada com a Leclerc, nestas três áreas específicas, pode atingir diferenças de preços na ordem dos nove por cento.

Sobre o autorRita Gonçalves

Rita Gonçalves

Artigos relacionados
Navigator registou 529M€ de volume de negócios no primeiro trimestre
Não Alimentar
Dias da Moda do UBBO trazem workshops e consultores de moda
Retalho
Quinta da Vacaria
Quinta da Vacaria lança Grande Reserva 2019
Bebidas
Equipa portuguesa vence final ibérica da 33ª edição do L’Oréal Brandstorm
Equipa portuguesa vence final ibérica da 33.ª edição do L’Oréal Brandstorm com projeto inovador de skincare masculino
Inovação
MC
MC volta a integrar a “A List” do CDP e reforça liderança no combate às alterações climáticas
Retalho
Monte da Bica aposta na exportação e apresenta novos vinhos
Bebidas
8º Congresso Nacional do Azeite vai debater os novos desafios para o setor
Alimentar
Retalho gerou 70.015 M€ de volume de negócios em 2023
Retalho
Marta Baptista: “A agricultura faz-se com pessoas”
Alimentar
Vinhos de Portugal promovem-se na APAS SHOW 2025 em São Paulo
Exportação
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Navegue

Sobre nós

Grupo Workmedia

Mantenha-se informado

©2025 Hipersuper. Todos os direitos reservados.