Jumbo mais barato
A cadeia de hipermercados Jumbo é a mais barata do país. Logo de seguida encontram-se as insígnias Carrefour e o Pingo Doce e na quarta posição o Continente. Os supermercados […]

Rita Gonçalves
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A cadeia de hipermercados Jumbo é a mais barata do país. Logo de seguida encontram-se as insígnias Carrefour e o Pingo Doce e na quarta posição o Continente. Os supermercados Leclerc, assim como a rede de lojas Pão de Açúcar e Modelo são, respectivamente, as lojas onde se adquirem produtos mais caros. Esta é uma das principais conclusões de um estudo levado a cabo pela Direcção-Geral da Empresa sob tutela do Ministério da Economia.
O estudo, que divide Portugal Continental em três áreas, Lisboa, Porto e Regiões, recolheu vários tipos de produtos de nove cadeias de hiper e supermercados. As lojas de desconto não foram incluídas na análise. A diferença de preços entre os vários estabelecimentos comerciais é em média de seis por cento. Segundo exemplifica o estudo, um carrinho de compras com um total de 105 produtos para consumir no dia-a-dia custa 255,87 euros no Jumbo, mas se forem comprados na Leclerc a factura aumenta para 271,28 euros.
A região do País também tem influência sobre os preços dos produtos, sobretudo nas áreas alimentar e bebidas, mesmo entre as insígnias pertencentes à mesma cadeia. O Porto é a cidade onde os portugueses podem comprar produtos mais baratos. Para melhor entender esta diferença, o estudo dá o seguinte exemplo: um cabaz com 164 produtos que custa 400,508 euros no Continente do Porto aumenta 27,98 euros se for comprado no Continente de Leiria. De acordo com o estudo, o preço de um conjunto de 160 produtos adquiridos na Leclerc ou no Pão de Açúcar em zonas diferentes do País pode ter variações na ordem dos 1,04 e 1,28 por cento. A análise deste indicador nas insígnias Intermarché ou Continente aponta variações de preço mais elevadas, podendo atingir os sete por cento.
Outro dado curioso é o facto de os 6.250 preços analisados, dos quais 2.520 pertencem a supermercados e 4.000 a hipermercados, apresentarem diferenças de apenas 1,16 por cento comparando super e hipermercados.
De salientar ainda que os consumidores conseguem poupar visitando e comparando os preços nos vários estabelecimentos comerciais. O estudo dá um exemplo prático: os produtos de limpeza são mais baratos no Pingo Doce e no Carrefour do que no Jumbo, embora nas áreas de alimentação, bebidas e higiene a cadeia Jumbo se revele a mais económica. Esta última cadeia, quando comparada com a Leclerc, nestas três áreas específicas, pode atingir diferenças de preços na ordem dos nove por cento.