Primeiro vinho de cor azul chega a Portugal
O primeiro vinho de cor azul já está à venda em Portugal. O Gïk surge pela mão de uma equipa de jovens empresários que decidiram contrariar as regras da tradicional indústria vinícola

Ana Catarina Monteiro
Navigator registou 529M€ de volume de negócios no primeiro trimestre
Dias da Moda do UBBO trazem workshops e consultores de moda
Quinta da Vacaria lança Grande Reserva 2019
Equipa portuguesa vence final ibérica da 33.ª edição do L’Oréal Brandstorm com projeto inovador de skincare masculino
MC volta a integrar a “A List” do CDP e reforça liderança no combate às alterações climáticas
Monte da Bica aposta na exportação e apresenta novos vinhos
8º Congresso Nacional do Azeite vai debater os novos desafios para o setor
Retalho gerou 70.015 M€ de volume de negócios em 2023
Marta Baptista: “A agricultura faz-se com pessoas”
Vinhos de Portugal promovem-se na APAS SHOW 2025 em São Paulo
O primeiro vinho de cor azul já está à venda em Portugal. O Gïk surge pela mão de uma equipa de jovens empresários que decidiram contrariar as regras da tradicional indústria vinícola.
O Gïk já se encontra disponível em bares e restaurantes na Alemanha, França, Holanda e Suíça, chegando agora a Portugal através do canal online. Encontra-se à venda em ‘packs’ de uma, duas, seis e 12 garrafas.
Criado com uvas provenientes de diferentes áreas da Península Ibérica, o vinho “azul”, surge após dois anos de investigação e colaboração entre vários institutos tecnológicos da indústria alimentar. Em um ano foram vendidas 70 mil garrafas e, neste momento, são produzidas mais de 16 mil garrafas por lote.
O objetivo deste projeto é criar um vinho acessível, uma vez que “nenhum dos criadores do primeiro vinho de cor azul é apreciador do vinho tradicional nem tão pouco das regras que o regem”, explica em comunicado a nova marca no mercado nacional. O público-alvo deste néctar de sabor “doce”, com 11,5 graus de álcool por garrafa, estende-se a homens e mulheres, dos 18 aos 90 anos.
Mas afinal como é feito o vinho azul? A partir de uma mistura de uvas brancas e tintas, forma-se uma base à qual é acrescentado o pigmento “antocianina”, a partir da pele das uvas vermelhas. Depois adiciona-se um outro pigmento orgânico – o “indigotina” – e por fim adoçantes “não calóricos”.