Paletes CHEP e contentores IFCO agilizam logística de bancos alimentares
As principais marcas do Brambles Limited, grupo de logística que fornece a cadeia de abastecimento em 60 países, assinaram um acordo de três anos com a Federação Europeia de Bancos Alimentares

Rita Gonçalves
8º Congresso Nacional do Azeite vai debater os novos desafios para o setor
Retalho gerou 70.015 M€ de volume de negócios em 2023
Marta Baptista: “A agricultura faz-se com pessoas”
Vinhos de Portugal promovem-se na APAS SHOW 2025 em São Paulo
Mar Shopping Matosinhos realiza ação de prevenção para séniores
Grupo Rodilla adquire 100% da A Padaria Portuguesa
Buondi é o café oficial do Primavera Sound Porto 2025
Nuno Loureiro é o novo country manager da Mastercard em Portugal
Pingo Doce cresce 2,8% no 1.º trimestre para 1,2 mil milhões de euros
Quinta da Lagoalva lança colheita de 2024 de brancos e rosé
As principais marcas do Brambles Limited, grupo de logística que fornece a cadeia de abastecimento em 60 países, assinaram um acordo de três anos com a Federação Europeia de Bancos Alimentares (FEBA).
O acordo contempla o financiamento, apoio de voluntários por parte de ambas as empresas, assim como a utilização de paletes CHEP e os contentores plásticos reutilizáveis da IFCO, com o objetivo de prestar assistência às operações FEBA na Europa.
A luta contra o desperdício alimentar e a pobreza só é possível num quadro de cooperação e criação de parcerias com as partes interessadas, lembra Isabel Jonet, Presidente da FEBA. “Este compromisso de longo prazo é um bom exemplo de uma parceria em ação, que proporcionará verdadeiros benefícios aos mais vulneráveis e necessitados”.
Na Europa, as empresas desenvolveram projetos e programas piloto com bancos alimentares, nomeadamente em Itália, Espanha e no Reino Unido. Os bancos alimentares recorrem a muitos dos produtos destas marcas que consideram “fundamentais para a eficácia das operações e distribuição de donativos alimentares”. No ano passado, a IFCO recebeu um prémio da Federação Alemã de Bancos Alimentares (Bundesverband Deutscher Tafel) pelo seu apoio a bancos alimentares em todo o mundo.
À data do acordo foram publicados os mais recentes dados da Eurostat, o gabinete de estatísticas da União Europeia (UE) relativas a 2015. Mais de 122 milhões de pessoas, ou quase um quarto da população da UE, correm o risco de pobreza ou exclusão social, ao passo que, ao mesmo tempo, desperdiçamos mais de 100 milhões de toneladas de alimentos por ano, na Europa.