Luís Veiga Martins, diretor-geral da SPV
Distribuição

3 perguntas a…Luís Veiga Martins, diretor-geral da Sociedade Ponto Verde

A Sociedade Ponto Verde está a incorporar no plano estratégico as novas metas europeias em matéria de embalagem e de promoção da economia circular

Rita Gonçalves
Luís Veiga Martins, diretor-geral da SPV
Distribuição

3 perguntas a…Luís Veiga Martins, diretor-geral da Sociedade Ponto Verde

A Sociedade Ponto Verde está a incorporar no plano estratégico as novas metas europeias em matéria de embalagem e de promoção da economia circular

Rita Gonçalves
Sobre o autor
Rita Gonçalves
Artigos relacionados
Navigator registou 529M€ de volume de negócios no primeiro trimestre
Não Alimentar
Dias da Moda do UBBO trazem workshops e consultores de moda
Retalho
Quinta da Vacaria lança Grande Reserva 2019
Bebidas
Quinta da Vacaria
Equipa portuguesa vence final ibérica da 33.ª edição do L’Oréal Brandstorm com projeto inovador de skincare masculino
Inovação
Equipa portuguesa vence final ibérica da 33ª edição do L’Oréal Brandstorm
MC volta a integrar a “A List” do CDP e reforça liderança no combate às alterações climáticas
Retalho
MC
Monte da Bica aposta na exportação e apresenta novos vinhos
Bebidas
8º Congresso Nacional do Azeite vai debater os novos desafios para o setor
Alimentar
Retalho gerou 70.015 M€ de volume de negócios em 2023
Retalho
Marta Baptista: “A agricultura faz-se com pessoas”
Alimentar
Vinhos de Portugal promovem-se na APAS SHOW 2025 em São Paulo
Exportação
PUB
Luís Veiga Martins, diretor-geral da SPV

Luís Veiga Martins, diretor-geral da SPV

3 perguntas a…Luís Veiga Martins, diretor-geral da Sociedade Ponto Verde (SPV)

PUB

Em 2015, a SPV enviou para reciclagem 442 mil toneladas de embalagens de origem doméstica e do pequeno comércio e do canal Horeca, mais 6%. Quais as cifras esperadas este ano?

O crescimento registado em 2015 espelha o trabalho desenvolvido pela SPV e parceiros do sistema – os municípios e os sistemas municipais – bem como o empenho dos cidadãos na adoção crescente de boas práticas de separação dos resíduos de embalagens para reciclagem. Hoje, mais da 70% da população separa diariamente os seus resíduos. Adicionalmente ao trabalho realizado pelos consumidores, é importante fazer notar o trabalho desenvolvido, nos últimos anos, pelas cadeias de distribuição que, além de campanhas de sensibilização dirigidas aos seus clientes, disponibilizam contentores próprios para a separação de resíduos de embalagens tornando assim cada vez mais acessível essa separação. Estamos, por isso, confiantes que 2016 será também um ano de crescimento semelhante ao ano anterior.

Qual a evolução esperada por tipo de material recuperado através da recolha seletiva?

Esperamos que o material vidro mantenha a tendência de crescimento do ano de 2015. Trata-se do único material que em Portugal se encontra aquém das metas pelo que têm sido desenvolvidas, um conjunto de iniciativas e os resultados começaram a aparecer. Relativamente aos restantes materiais, prevemos que se mantenha a tendência de crescimento dos últimos anos. Existe ainda um potencial de crescimento ao nível da recolha através dos ecopontos e porta-a-porta e, como tal, continuaremos a promover iniciativas que promovam a sua utilização.

Já transpuseram para o vosso plano as novas diretrizes da UE em matéria de embalagem?

As metas a que a SPV se encontra obrigada através da sua licença são ainda inferiores às previstas no PERSU 2020. No entanto, já estamos a incorporar no nosso plano estratégico, estas novas metas, assim como as ainda mais ambiciosas que estão a ser debatidas na Comissão Europeia no âmbito do pacote de medidas para promover a economia circular.

Sobre o autorRita Gonçalves

Rita Gonçalves

Artigos relacionados
Navigator registou 529M€ de volume de negócios no primeiro trimestre
Não Alimentar
Dias da Moda do UBBO trazem workshops e consultores de moda
Retalho
Quinta da Vacaria
Quinta da Vacaria lança Grande Reserva 2019
Bebidas
Equipa portuguesa vence final ibérica da 33ª edição do L’Oréal Brandstorm
Equipa portuguesa vence final ibérica da 33.ª edição do L’Oréal Brandstorm com projeto inovador de skincare masculino
Inovação
MC
MC volta a integrar a “A List” do CDP e reforça liderança no combate às alterações climáticas
Retalho
Monte da Bica aposta na exportação e apresenta novos vinhos
Bebidas
8º Congresso Nacional do Azeite vai debater os novos desafios para o setor
Alimentar
Retalho gerou 70.015 M€ de volume de negócios em 2023
Retalho
Marta Baptista: “A agricultura faz-se com pessoas”
Alimentar
Vinhos de Portugal promovem-se na APAS SHOW 2025 em São Paulo
Exportação
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Navegue

Sobre nós

Grupo Workmedia

Mantenha-se informado

©2025 Hipersuper. Todos os direitos reservados.