Análise

Cápsulas representam mais de 60% do consumo de café em Portugal

As cápsulas já dominam o mercado de café em detrimento dos cafés puros torrados. O segmento de cápsulas tem vindo a crescer “a dois dígitos”, representando 60% do consumo atual da categoria de café, segundo a consultora Nielsen

Ana Catarina Monteiro
Análise

Cápsulas representam mais de 60% do consumo de café em Portugal

As cápsulas já dominam o mercado de café em detrimento dos cafés puros torrados. O segmento de cápsulas tem vindo a crescer “a dois dígitos”, representando 60% do consumo atual da categoria de café, segundo a consultora Nielsen

Sobre o autor
Ana Catarina Monteiro
Artigos relacionados
Navigator registou 529M€ de volume de negócios no primeiro trimestre
Não Alimentar
Dias da Moda do UBBO trazem workshops e consultores de moda
Retalho
Quinta da Vacaria lança Grande Reserva 2019
Bebidas
Quinta da Vacaria
Equipa portuguesa vence final ibérica da 33.ª edição do L’Oréal Brandstorm com projeto inovador de skincare masculino
Inovação
Equipa portuguesa vence final ibérica da 33ª edição do L’Oréal Brandstorm
MC volta a integrar a “A List” do CDP e reforça liderança no combate às alterações climáticas
Retalho
MC
Monte da Bica aposta na exportação e apresenta novos vinhos
Bebidas
8º Congresso Nacional do Azeite vai debater os novos desafios para o setor
Alimentar
Retalho gerou 70.015 M€ de volume de negócios em 2023
Retalho
Marta Baptista: “A agricultura faz-se com pessoas”
Alimentar
Vinhos de Portugal promovem-se na APAS SHOW 2025 em São Paulo
Exportação
PUB

As cápsulas já dominam o mercado de café em detrimento dos cafés puros torrados. O segmento de cápsulas tem vindo a crescer “a dois dígitos”, representando 60% do consumo atual da categoria de café, segundo a consultora Nielsen.

No ano passado, o formato de consumo de café em cápsulas passou a “assumir uma posição dominante, representando mais de 60% do mercado atual da categoria”, revela a Nielsen.

PUB

cafe_brownO consumo de café em Portugal está a mudar e a indústria ligada ao produto mostra-se cada vez mais dinâmica. No ano de 2009, a categoria de café registou um total total de cerca de 118 milhões de euros em valor. Em 2015, mais do que duplicou a faturação, tendo registado um total de subiu para os 257 milhões de euros em valor.

A categoria de café já representa 5% da indústria alimentar em Portugal. A performance do setor beneficiou do aparecimento do café em cápsulas, o que tem levado a que “ano após ano tenham surgido novas marcas de cápsulas em Portugal”.

Em 2009, o segmento dos cafés puros torrados representava 45% do total da categoria, em 2015 o seu peso desce para 20%. O segmento do café puro torrado nos dois últimos anos foi consumido “em menos 8% das famílias portuguesas, tendo existido “um franco aumento do número de lares a consumir cápsulas, o que tem permitido à categoria apresentar excelentes resultados”, explica a consultora.

“A conveniência tem sido o grande motor de crescimento do consumo de cápsulas, o que fez com que este segmento tenha apresentado crescimentos na ordem dos dois dígitos, e seja considerada uma das estrelas dos últimos anos no setor do grande consumo. Em 2016, é esperado que a categoria de café continue a crescer, embora possa existir alguma transferência de consumo para o mercado fora de casa”, considera Duarte Coutinho, Client Service Executive da Nielsen.

Sobre o autorAna Catarina Monteiro

Ana Catarina Monteiro

Artigos relacionados
Navigator registou 529M€ de volume de negócios no primeiro trimestre
Não Alimentar
Dias da Moda do UBBO trazem workshops e consultores de moda
Retalho
Quinta da Vacaria
Quinta da Vacaria lança Grande Reserva 2019
Bebidas
Equipa portuguesa vence final ibérica da 33ª edição do L’Oréal Brandstorm
Equipa portuguesa vence final ibérica da 33.ª edição do L’Oréal Brandstorm com projeto inovador de skincare masculino
Inovação
MC
MC volta a integrar a “A List” do CDP e reforça liderança no combate às alterações climáticas
Retalho
Monte da Bica aposta na exportação e apresenta novos vinhos
Bebidas
8º Congresso Nacional do Azeite vai debater os novos desafios para o setor
Alimentar
Retalho gerou 70.015 M€ de volume de negócios em 2023
Retalho
Marta Baptista: “A agricultura faz-se com pessoas”
Alimentar
Vinhos de Portugal promovem-se na APAS SHOW 2025 em São Paulo
Exportação
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Navegue

Sobre nós

Grupo Workmedia

Mantenha-se informado

©2025 Hipersuper. Todos os direitos reservados.