Alimentação e Bebidas

“Amazon tem maior potencial de crescimento que Walmart”

“O modelo de negócio da Amazon tem maior potencial de crescimento, dado que necessita de menos colaboradores, apresenta preços mais competitivos e maior aposta em inovação, além de conseguir obter uma maior base de dados”, defende Alexandre Nilo Fonseca, presidente da ACEPI

Ana Catarina Monteiro
Alimentação e Bebidas

“Amazon tem maior potencial de crescimento que Walmart”

“O modelo de negócio da Amazon tem maior potencial de crescimento, dado que necessita de menos colaboradores, apresenta preços mais competitivos e maior aposta em inovação, além de conseguir obter uma maior base de dados”, defende Alexandre Nilo Fonseca, presidente da ACEPI

Sobre o autor
Ana Catarina Monteiro
Artigos relacionados
Navigator registou 529M€ de volume de negócios no primeiro trimestre
Não Alimentar
Dias da Moda do UBBO trazem workshops e consultores de moda
Retalho
Quinta da Vacaria lança Grande Reserva 2019
Bebidas
Quinta da Vacaria
Equipa portuguesa vence final ibérica da 33.ª edição do L’Oréal Brandstorm com projeto inovador de skincare masculino
Inovação
Equipa portuguesa vence final ibérica da 33ª edição do L’Oréal Brandstorm
MC volta a integrar a “A List” do CDP e reforça liderança no combate às alterações climáticas
Retalho
MC
Monte da Bica aposta na exportação e apresenta novos vinhos
Bebidas
8º Congresso Nacional do Azeite vai debater os novos desafios para o setor
Alimentar
Retalho gerou 70.015 M€ de volume de negócios em 2023
Retalho
Marta Baptista: “A agricultura faz-se com pessoas”
Alimentar
Vinhos de Portugal promovem-se na APAS SHOW 2025 em São Paulo
Exportação
PUB
Alexandre Nilo da Fonseca

Alexandre Nilo Fonseca, presidente da Associação da Economia Digital

Alexandre Nilo Fonseca, presidente da ACEPI (Associação da Economia Digital), foi um dos convidados da conferência “Do convencional ao digital”, organizada pela Centromarca. O responsável apresentou o “case study”: Amazon versus Walmart.

PUB

As vendas online atingiram em 2014 os “três mil milhões de euros em Portugal”. No Reino Unido, já valem “5,7% do PIB (Produto Interno Bruto)”, mas é a China que domina o “Top 15” das maiores empresas de ecommerce.

“Pela primeira vez, a Amazon vale mais em bolsa do que a Walmart, neste momento”. Ao analisar as receitas das duas concorrentes nos últimos 20 anos, verifica-se que a gigante do comércio eletrónico, criada em 1994, ultrapassou pela primeira vez em 2015 a cadeia de lojas físicas. Em 2014, enquanto a primeira acumula um total de 408 mil milhões de dólares em vendas, na moeda norte-americana, a Walmart conquistou receitas de 485 mil milhões de dólares. Nascida em 1962, a multinacional especializada no retalho físico está presente em 27 países. Por sua vez, a Amazon opera em 85 mercados. Ainda assim, no último ano, a retalhista online cresceu 117%. A concorrente, por sua vez, perdeu 30% da capitalização em bolsa, tendo vindo a anunciar “reajustamentos do parque de lojas”.

A aproximar-se está a chinesa Alibaba, que em 2015 conquistou receitas de 394,58 mil milhões de dólares. Desta forma, o responsável conclui que “o modelo de negócio da Amazon tem um maior potencial de crescimento, dado que necessita de menos colaboradores, apresenta preços mais competitivos e maior aposta em inovação, além de conseguir obter uma maior base de dados”.

Sobre o autorAna Catarina Monteiro

Ana Catarina Monteiro

Artigos relacionados
Navigator registou 529M€ de volume de negócios no primeiro trimestre
Não Alimentar
Dias da Moda do UBBO trazem workshops e consultores de moda
Retalho
Quinta da Vacaria
Quinta da Vacaria lança Grande Reserva 2019
Bebidas
Equipa portuguesa vence final ibérica da 33ª edição do L’Oréal Brandstorm
Equipa portuguesa vence final ibérica da 33.ª edição do L’Oréal Brandstorm com projeto inovador de skincare masculino
Inovação
MC
MC volta a integrar a “A List” do CDP e reforça liderança no combate às alterações climáticas
Retalho
Monte da Bica aposta na exportação e apresenta novos vinhos
Bebidas
8º Congresso Nacional do Azeite vai debater os novos desafios para o setor
Alimentar
Retalho gerou 70.015 M€ de volume de negócios em 2023
Retalho
Marta Baptista: “A agricultura faz-se com pessoas”
Alimentar
Vinhos de Portugal promovem-se na APAS SHOW 2025 em São Paulo
Exportação
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Navegue

Sobre nós

Grupo Workmedia

Mantenha-se informado

©2025 Hipersuper. Todos os direitos reservados.