Fnac arrefece vendas mas aumenta lucro
O volume de negócios global da retalhista Fnac alcançou 3876 milhões de euros no ano passado, menos 0,5%. Os lucros, esses, cresceram a duplo dígito para 48 milhões de euros

Rita Gonçalves
Equipa portuguesa vence final ibérica da 33.ª edição do L’Oréal Brandstorm com projeto inovador de skincare masculino
MC volta a integrar a “A List” do CDP e reforça liderança no combate às alterações climáticas
Monte da Bica aposta na exportação e apresenta novos vinhos
8º Congresso Nacional do Azeite vai debater os novos desafios para o setor
Retalho gerou 70.015 M€ de volume de negócios em 2023
Marta Baptista: “A agricultura faz-se com pessoas”
Vinhos de Portugal promovem-se na APAS SHOW 2025 em São Paulo
Mar Shopping Matosinhos realiza ação de prevenção para séniores
Grupo Rodilla adquire 100% da A Padaria Portuguesa
Buondi é o café oficial do Primavera Sound Porto 2025
O volume de negócios global da retalhista Fnac alcançou 3876 milhões de euros no ano passado, menos 0,5% face ao ano anterior. Os lucros, esses, cresceram a duplo dígito (+16,7%) para 48 milhões de euros.
“O volume de negócios na Península Ibérica apresenta uma regressão de 1,4%. A atividade foi mais difícil em Espanha, com uma intensidade concorrencial que se mantém muito forte. Neste contexto, a Fnac Espanha optou por preservar as suas margens, mantendo ao mesmo tempo a sua quota de mercado. Em mercados que se mantêm baixistas, como Portugal, prosseguiu uma boa dinâmica de aquisição de quotas de mercado”, explica a retalhista de origem francesa que opera um parque de 49 lojas (tradicionais, de proximidade e travel) em Portugal e Espanha. O resultado operacional na Península cresceu 2,1% face ao ano anterior.
Segundo Cláudia Almeida Silva, CEO da Fnac Portugal e Brasil, 2015 foi um ano desafiante “mas evidenciou um crescimento significativo nos novos formatos de loja de proximidade. A aposta omnicanal foi reforçada no último ano. O lançamento do eMarketplace permitiu que crescêssemos em segmentos e categorias não tradicionais. O lançamento da versão mobile do site de ecommerce e a adesão crescente ao click&collect tiveram igualmente um papel preponderante no crescimento do canal online, que continuará a ser intensamente potenciado em 2016”.