Da esquerda para direita: Gonçalo Furtado, Director Serviço a Clientes, Pedro Sanches, Director Design, Gonçalo Santos, Direcção Criativa, Ricardo Sá, Director Produção, Alfredo Rente, Presidente CA, Bruno Rente, Administrador, e Paula Mota, Direcção Media
Brainstorm

Brainstorm. O que é a inteligência artificial e de que forma é aplicada ao marketing?

A resposta de Pedro Sanches |Diretor Departamento de Design da Opal Publicidade à pergunta da leitora Rosário Louro

Rita Gonçalves
Da esquerda para direita: Gonçalo Furtado, Director Serviço a Clientes, Pedro Sanches, Director Design, Gonçalo Santos, Direcção Criativa, Ricardo Sá, Director Produção, Alfredo Rente, Presidente CA, Bruno Rente, Administrador, e Paula Mota, Direcção Media
Brainstorm

Brainstorm. O que é a inteligência artificial e de que forma é aplicada ao marketing?

A resposta de Pedro Sanches |Diretor Departamento de Design da Opal Publicidade à pergunta da leitora Rosário Louro

Rita Gonçalves
Sobre o autor
Rita Gonçalves
Artigos relacionados
Retalho gerou 70.015 M€ de volume de negócios em 2023
Retalho
Marta Baptista: “A agricultura faz-se com pessoas”
Alimentar
Vinhos de Portugal promovem-se na APAS SHOW 2025 em São Paulo
Exportação
Mar Shopping Matosinhos realiza ação de prevenção para séniores
Retalho
Grupo Rodilla adquire 100% da A Padaria Portuguesa
Retalho
Buondi é o café oficial do Primavera Sound Porto 2025
Bebidas
Nuno Loureiro é o novo country manager da Mastercard em Portugal
Retalho
Pingo Doce cresce 2,8% no 1.º trimestre para 1,2 mil milhões de euros
Retalho
Quinta da Lagoalva lança colheita de 2024 de brancos e rosé
Bebidas
Agricultura perde mais de 16 mil trabalhadores num ano e enfrenta desafios estruturais no recrutamento
Produção
PUB
Da esquerda para direita: Gonçalo Furtado, Director Serviço a Clientes, Pedro Sanches, Director Design, Gonçalo Santos, Direcção Criativa, Ricardo Sá, Director Produção, Alfredo Rente, Presidente CA, Bruno Rente, Administrador, e Paula Mota, Direcção Media

Da esquerda para direita: Gonçalo Furtado, Director Serviço a Clientes,
Pedro Sanches, Director Design,
Gonçalo Santos, Direcção Criativa,
Ricardo Sá, Director Produção, Alfredo Rente, Presidente CA, Bruno Rente, Administrador, e Paula Mota, Direcção Media

A rubrica ‘Brainstorm’ pretende ser um espaço de “troca e partilha de ideias” entre os leitores do jornal e especialistas na área do grande consumo. Esclareça as suas dúvidas e peça conselhos à equipa da agência de publicidade Opal, parceira do Hipersuper neste projeto. Envie um e-mail AQUI

PUB

Pergunta da leitora Rosário Louro:

O que é a inteligência artificial e de que forma é aplicada ao marketing?

Resposta de Pedro Sanches |Diretor Departamento de Design da Opal Publicidade

A inteligência artificial aplicada ao Marketing refere-se essencialmente à utilização de informação sobre o consumidor e de padrões de comportamento para vender. Isto é, o desenvolvimento da tecnologia leva a que muitos setores de atividade dependentes da internet sejam setores onde o impacto do desenvolvimento da inteligência artificial se fará sentir.

Resume-se a adivinhar o que os clientes querem, pesquisando grandes populações demográficas. Tendo como base dados recolhidos e analisados, sobre as preferências de visualização dos consumidores online, são criadas estatísticas informatizadas capazes de definirem preferências de consumo, independentemente da área de abrangência.

Futuramente, a inteligência artificial impactará, desde os consumidores aos anunciantes, às agências de media e aos proprietários dos meios de comunicação, pelo facto de não terem capacidade de ler e transformar dados em decisões.

Os telemóveis e os “wearable devices” estão a ganhar peso e a quantidade de conteúdos recolhidos em sites, blogues e redes sociais fornecem cada vez mais informações à inteligência artificial, permitindo, a curto prazo, criar perfis de audiência muito mais segmentados.

Sobre o autorRita Gonçalves

Rita Gonçalves

Artigos relacionados
Retalho gerou 70.015 M€ de volume de negócios em 2023
Retalho
Marta Baptista: “A agricultura faz-se com pessoas”
Alimentar
Vinhos de Portugal promovem-se na APAS SHOW 2025 em São Paulo
Exportação
Mar Shopping Matosinhos realiza ação de prevenção para séniores
Retalho
Grupo Rodilla adquire 100% da A Padaria Portuguesa
Retalho
Buondi é o café oficial do Primavera Sound Porto 2025
Bebidas
Nuno Loureiro é o novo country manager da Mastercard em Portugal
Retalho
Pingo Doce cresce 2,8% no 1.º trimestre para 1,2 mil milhões de euros
Retalho
Quinta da Lagoalva lança colheita de 2024 de brancos e rosé
Bebidas
Agricultura perde mais de 16 mil trabalhadores num ano e enfrenta desafios estruturais no recrutamento
Produção
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Navegue

Sobre nós

Grupo Workmedia

Mantenha-se informado

©2025 Hipersuper. Todos os direitos reservados.