Coca-Cola apresenta robot empilhador que revoluciona logística em fábrica e armazém
A Coca-Cola Iberian Partners apresentou, na sua fábrica de Galdakao (Bizkaia), o projeto europeu Pan-Robots, através do qual desenvolveu um veículo inteligente que promete uma revolução na logística de fábricas e armazéns

Rita Gonçalves
MC volta a integrar a “A List” do CDP e reforça liderança no combate às alterações climáticas
8º Congresso Nacional do Azeite vai debater os novos desafios para o setor
Retalho gerou 70.015 M€ de volume de negócios em 2023
Marta Baptista: “A agricultura faz-se com pessoas”
Vinhos de Portugal promovem-se na APAS SHOW 2025 em São Paulo
Mar Shopping Matosinhos realiza ação de prevenção para séniores
Grupo Rodilla adquire 100% da A Padaria Portuguesa
Buondi é o café oficial do Primavera Sound Porto 2025
Nuno Loureiro é o novo country manager da Mastercard em Portugal
Pingo Doce cresce 2,8% no 1.º trimestre para 1,2 mil milhões de euros
A Coca-Cola Iberian Partners apresentou, na sua fábrica de Galdakao (Bizkaia), as conclusões e encerramento do projeto europeu Pan-Robots (Plug and Navigate Robots), através do qual desenvolveu um veículo inteligente que representará uma revolução na logística de fábricas e armazéns.
O objetivo deste projeto é desenvolver, demonstrar e validar um sistema de automatização genérico para a logística em fábricas modernas baseado em LGV (veículos laser guiados) avançados.
“O Pan Robots traz uma importante melhoria para a segurança e produtividade. Por um lado, inclui novos sensores que permitem detetar as pessoas e elimina qualquer ponto cego. E por outro, integra melhorias tecnológicas que fazem com que os veículos se movam com maior flexibilidade, liberdade e velocidade”, esclarece um comunicado da empresa.
O consórcio do PAN-Robots propõe “uma nova geração de LGV flexíveis, rentáveis, seguros e sustentáveis, em combinação com sistemas de infraestruturas avançadas, que poderão transportar material e produtos em fábricas, baseando-se na planificação autónoma na rota e na navegação, de forma a permitir uma grande flexibilidade”.
O projeto, que contou com o impulso e a participação da União Europeia, teve uma duração de três anos e um investimento de 5 milhões de euros. No Pan-Robots participaram os seguintes partners europeus dos setores industrial, tecnológico, inovação e investigação: Sick AG (Alemanha), Elettric 80 (Itália), Università degli studi di Modena e Reggio Emilia (Itália), Teknologian Tutkimuskeskus VTT (Finlândia), Technical University of Cluj-Napoca (Roménia) e Coca-Cola Iberian Partners (Espanha).