Consumo

O shopper esquizofrénico. A razão versus a emoção

“O shopper é hoje esquizofrénico. Por um lado, procura produtos mais baratos, mais marcas brancas mas depois tem comportamentos surpreendentes porque mostra disponibilidade para comprar bens que não têm apenas como atributo o preço”

Rita Gonçalves
Consumo

O shopper esquizofrénico. A razão versus a emoção

“O shopper é hoje esquizofrénico. Por um lado, procura produtos mais baratos, mais marcas brancas mas depois tem comportamentos surpreendentes porque mostra disponibilidade para comprar bens que não têm apenas como atributo o preço”

Rita Gonçalves
Sobre o autor
Rita Gonçalves
Artigos relacionados
Navigator registou 529M€ de volume de negócios no primeiro trimestre
Não Alimentar
Dias da Moda do UBBO trazem workshops e consultores de moda
Retalho
Quinta da Vacaria lança Grande Reserva 2019
Bebidas
Quinta da Vacaria
Equipa portuguesa vence final ibérica da 33.ª edição do L’Oréal Brandstorm com projeto inovador de skincare masculino
Inovação
Equipa portuguesa vence final ibérica da 33ª edição do L’Oréal Brandstorm
MC volta a integrar a “A List” do CDP e reforça liderança no combate às alterações climáticas
Retalho
MC
Monte da Bica aposta na exportação e apresenta novos vinhos
Bebidas
8º Congresso Nacional do Azeite vai debater os novos desafios para o setor
Alimentar
Retalho gerou 70.015 M€ de volume de negócios em 2023
Retalho
Marta Baptista: “A agricultura faz-se com pessoas”
Alimentar
Vinhos de Portugal promovem-se na APAS SHOW 2025 em São Paulo
Exportação
PUB

Ana Paula Barbosa“O shopper é hoje esquizofrénico, costumamos dizer. Por um lado, procura produtos mais baratos, mais marcas brancas mas depois tem comportamentos surpreendentes porque mostra disponibilidade para comprar bens que não têm apenas como atributo o preço”, sublinha Ana Paula Barbosa, Retailer Services Director da Nielsen.

Numa apresentação feita por ocasião do Fórum 30 anos da Distribuição Moderna em Portugal – Que futuro?, que teve lugar ontem na Alimentaria&Horexpo Lisboa, na Feira Internacional de Lisboa, Ana Barbosa destaca as máquinas de café em cápsula e os robots de cozinha como exemplos de produtos onde o consumidor está disposto a pagar um pouco mais.

PUB

O lado mais racional do shopper leva-o a ser mais ponderado e a documentar-se mais antes de tomar a decisão de compra e o lado mais emocional deste mesmo shopping quer ser surpreendido.

“Tentem surpreender os vossos consumidores como conseguirem, certamente eles também vos irão surpreender”, aconselha.

Recomendações de amigos

O consumidor é também hoje mais conectado. “Há 30 anos, a única informação disponível aos consumidores resumia-se à publicidade na televisão e às explicações do funcionário nas lojas. Hoje, a informação é partilhada com familiares, amigos e conhecidos e estas recomendações influenciam a compra”.

Por isso, as marcas devem estar hoje presentes nos três principais momentos da ‘customer journey’, aconselha Ana Paula Barbosa. Antes da compra (marcas devem estar presentes no momento em que o consumidor procura a informação), na compra (devem estar presentes nesta fase para oferecer uma experiência agradável) e depois da compra (para fidelizar).

A lealdade é aliás um dos grandes desafios dos retalhistas e das marcas, numa altura em que o shopper visita em média mais de três insígnias para fazer as compras de alimentação.

Há cerca de dois anos, 4% dos portugueses visitavam sites de retalhistas hoje a percentagem é de 16%. “Cresceu muito em dois anos, mas na verdade são poucos os consumidores que fazem compras efetivamente”. Isto apesar de 64% dos consumidores considerarem a compra online “conveniente”. Metade dos portugueses considera elevadas as taxas de entrega ao domicilio.

Sobre o autorRita Gonçalves

Rita Gonçalves

Artigos relacionados
Navigator registou 529M€ de volume de negócios no primeiro trimestre
Não Alimentar
Dias da Moda do UBBO trazem workshops e consultores de moda
Retalho
Quinta da Vacaria
Quinta da Vacaria lança Grande Reserva 2019
Bebidas
Equipa portuguesa vence final ibérica da 33ª edição do L’Oréal Brandstorm
Equipa portuguesa vence final ibérica da 33.ª edição do L’Oréal Brandstorm com projeto inovador de skincare masculino
Inovação
MC
MC volta a integrar a “A List” do CDP e reforça liderança no combate às alterações climáticas
Retalho
Monte da Bica aposta na exportação e apresenta novos vinhos
Bebidas
8º Congresso Nacional do Azeite vai debater os novos desafios para o setor
Alimentar
Retalho gerou 70.015 M€ de volume de negócios em 2023
Retalho
Marta Baptista: “A agricultura faz-se com pessoas”
Alimentar
Vinhos de Portugal promovem-se na APAS SHOW 2025 em São Paulo
Exportação
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Navegue

Sobre nós

Grupo Workmedia

Mantenha-se informado

©2025 Hipersuper. Todos os direitos reservados.