Comissão Vitivinícola Regional Alentejana tem nova direção
A Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) tem uma nova direcção presidida por Francisco Mateus, que vem suceder a Dora Simões

Ana Catarina Monteiro
Um em cada quatro consumidores compra online em Portugal
Inscrições para o Prémio Ecotrophelia Portugal 2025 terminam a 21 de maio
Milaneza lança campanha “Integral pela Saúde, Aveia pelo Sabor” para promover gama saudável
Torrestir reforça posicionamento global com presença na Transport Logistic 2025
Quinta do Crasto Touriga Nacional eleito ‘Melhor do Ano’ no Concurso Vinhos de Portugal
Sabor do Ano lança imagem renovada e abre inscrições para a edição de 2026
Armazém industrial de 3.640 m² em Matosinhos está em leilão por 3M€
Arrancou oficialmente a 5.ª edição do Programa Bairro Feliz
Sete empresas portuguesas na maior feira da América Latina com apoio da AEP
Tarelo reforça identidade do terroir açoriano com entrada do enólogo Tiago Macena

(Da esquerda para a direita) Arlindo Ruivo, Francisco Mateus, Dora Simões, João Mota Barroso, Hernani Ventura Capucho e Óscar Gato
A Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) tem uma nova direção presidida por Francisco Mateus, que vem suceder a Dora Simões.
Francisco Mateus é o novo Presidente da direção da CVRA, associação privada de utilidade pública, criada em 1989, que assegura a gestão da Denominação de Origem Protegida (DOP) e da Indicação Geográfica Protegida (IGP), assim como a certificação e o controlo dos vinhos e produtos vínicos que são vendidos sob a chancela “Alentejo”.
A nova direção inclui ainda Maria Pica, em representação dos interesses no comércio de vinhos e produtos vínicos, e Hernâni Capucho, por sua vez, representando os interesses na produção de uvas.
Francisco Mateus tem 20 anos de experiência no setor vitivinícola. Iniciou o seu percurso profissional nas áreas do controlo e fiscalização no setor do vinho, em Santarém, e posteriormente na gestão de medidas comunitárias de apoio.
É diretor de departamento no Instituto da Vinha e do Vinho (Ministério da Agricultura) desde 2007, fez parte da equipa que representou Portugal em Bruxelas na negociação entre estados-membros e Comissão Europeia sobre a reforma da legislação base do setor vitivinícola europeu (OCM Vinhos de 2008). Preparou e assegurou a gestão operacional dos dois programas de apoio nacional ao setor do vinho para os períodos 2009-2013 e 2014-2018 e implementou em Portugal medidas específicas de apoio, como a Promoção de Vinhos em Países Terceiros.