Ponto de Venda

IBM cria nova unidade de consultoria: ‘Cognitive Business Solution’

A IBM anunciou a criação da uma unidade de consultoria, dedicada a ajudar as empresas a transformarem o seu negócio com base em um modelo ‘cognitivo’. A nova unidade, designada Cognitive Business Solution, utiliza tecnologia exclusiva da multinacional e tira partido da experiência e liderança da Companhia em analítica de negócio

Ana Catarina Monteiro
Ponto de Venda

IBM cria nova unidade de consultoria: ‘Cognitive Business Solution’

A IBM anunciou a criação da uma unidade de consultoria, dedicada a ajudar as empresas a transformarem o seu negócio com base em um modelo ‘cognitivo’. A nova unidade, designada Cognitive Business Solution, utiliza tecnologia exclusiva da multinacional e tira partido da experiência e liderança da Companhia em analítica de negócio

Sobre o autor
Ana Catarina Monteiro
Artigos relacionados
Navigator registou 529M€ de volume de negócios no primeiro trimestre
Não Alimentar
Dias da Moda do UBBO trazem workshops e consultores de moda
Retalho
Quinta da Vacaria lança Grande Reserva 2019
Bebidas
Quinta da Vacaria
Equipa portuguesa vence final ibérica da 33.ª edição do L’Oréal Brandstorm com projeto inovador de skincare masculino
Inovação
Equipa portuguesa vence final ibérica da 33ª edição do L’Oréal Brandstorm
MC volta a integrar a “A List” do CDP e reforça liderança no combate às alterações climáticas
Retalho
MC
Monte da Bica aposta na exportação e apresenta novos vinhos
Bebidas
8º Congresso Nacional do Azeite vai debater os novos desafios para o setor
Alimentar
Retalho gerou 70.015 M€ de volume de negócios em 2023
Retalho
Marta Baptista: “A agricultura faz-se com pessoas”
Alimentar
Vinhos de Portugal promovem-se na APAS SHOW 2025 em São Paulo
Exportação
PUB

ibmA IBM anunciou a criação da uma unidade de consultoria, dedicada a ajudar as empresas a transformarem o seu negócio com base em um modelo ‘cognitivo’. A nova unidade, designadaCognitive Business Solution, utiliza tecnologia exclusiva da multinacional e tira partido da experiência e liderança da Companhia em analítica de negócio.

A nova divisão da empresa de tecnologia vai incorporar mais de 2 000 profissionais de consultoria especializados em áreas como analítica avançada, ciência dos dados e ‘machine learning’, que irão colaborar com especialistas de cada indústria por forma a levar as melhores práticas aos clientes.

PUB

A computação cognitiva representa um novo modelo de computação que inclui uma série de inovações em analítica, processamento de linguagem natural e ‘machine learning’. A IDC (International Data Corporation ) prevê que, até 2018, mais de metade dos consumidores irão interagir regularmente com serviços baseados em tecnologia cognitiva.

“A nossa experiência com clientes de vários setores indica que a computação cognitiva é o caminho para as próximas grandes oportunidades de negócio”, sublinha Bridget van Kralingen, vice-presidente sénior IBM Global Business Services. “Os clientes recolhem e analisam mais dados hoje do que nunca, mas 80% de todos os dados disponíveis – imagens, voz, literatura, fórmulas químicas, interações sociais – continuam fora do alcance dos sistemas de computação tradicionais. Estamos a elevar-nos a um nível de especialização sem precedentes por forma a ultrapassar essa barreira e ajudar os nossos clientes, sejam bancos, retalhistas, fabricantes de automóveis, seguradoras ou prestadores de cuidados de saúde, a tornarem-se empresas cognitivas.”

Um estudo com mais de 5 000 executivos de todo o mundo, que será lançado em breve pelo Instituto for Business Value (IBV) da IBM, reforça que as empresas com melhor desempenho estão a olhar para as capacidades cognitivas como uma prioridade.

“No Retalho, 60% dos executivos não acreditam que a sua empresa esteja suficientemente capacitada para oferecer o nível de experiência que o cliente está à procura, e 95% dizem que vão investir em soluções cognitivas nos próximos cinco anos”.

Em todos os setores os executivos entrevistados ​​pelo IBV referem a escassez de capacidades e de conhecimentos técnicos como as principais barreiras para a adoção de soluções cognitivas – superando as preocupações com a segurança, a privacidade ou a maturidade da tecnologia.

Vários setores já estão a avançar nesta nova era cognitiva. A multinacional está a colaborar com organizações de saúde em todo o mundo por forma a aplicar a tecnologia à área da genómica na luta contra o cancro, acelerando a análise de ADN para opções de tratamento personalizado.
Nos serviços financeiros, está a trabalhar com alguns clientes onde estão a ser implementadas soluções cognitivas para gerir o risco financeiro de forma mais eficiente e eficaz e oferecer opções de orientação e de investimento personalizadas.
Por último, na educação a tecnologia cognitiva está a ser usada para personalizar a formação académica e melhorar os currículos escolares para alunos e professores.

Desde o ano passado que a IBM tem vindo a estabelecer parcerias estratégicas com a Apple, Twitter, The Weather Channel e Facebook, todas elas destinadas a extrair mais conhecimento e novas fontes de dados.

Sobre o autorAna Catarina Monteiro

Ana Catarina Monteiro

Artigos relacionados
Navigator registou 529M€ de volume de negócios no primeiro trimestre
Não Alimentar
Dias da Moda do UBBO trazem workshops e consultores de moda
Retalho
Quinta da Vacaria
Quinta da Vacaria lança Grande Reserva 2019
Bebidas
Equipa portuguesa vence final ibérica da 33ª edição do L’Oréal Brandstorm
Equipa portuguesa vence final ibérica da 33.ª edição do L’Oréal Brandstorm com projeto inovador de skincare masculino
Inovação
MC
MC volta a integrar a “A List” do CDP e reforça liderança no combate às alterações climáticas
Retalho
Monte da Bica aposta na exportação e apresenta novos vinhos
Bebidas
8º Congresso Nacional do Azeite vai debater os novos desafios para o setor
Alimentar
Retalho gerou 70.015 M€ de volume de negócios em 2023
Retalho
Marta Baptista: “A agricultura faz-se com pessoas”
Alimentar
Vinhos de Portugal promovem-se na APAS SHOW 2025 em São Paulo
Exportação
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Navegue

Sobre nós

Grupo Workmedia

Mantenha-se informado

©2025 Hipersuper. Todos os direitos reservados.