Um quarto dos portugueses faz compras online
Os consumidores portugueses gastaram 2,9 mil milhões de euros em compras online, segundo um estudo feito em parceria pela ACEPI e a IDC

Rita Gonçalves
Navigator registou 529M€ de volume de negócios no primeiro trimestre
Dias da Moda do UBBO trazem workshops e consultores de moda
Quinta da Vacaria lança Grande Reserva 2019
Equipa portuguesa vence final ibérica da 33.ª edição do L’Oréal Brandstorm com projeto inovador de skincare masculino
MC volta a integrar a “A List” do CDP e reforça liderança no combate às alterações climáticas
Monte da Bica aposta na exportação e apresenta novos vinhos
8º Congresso Nacional do Azeite vai debater os novos desafios para o setor
Retalho gerou 70.015 M€ de volume de negócios em 2023
Marta Baptista: “A agricultura faz-se com pessoas”
Vinhos de Portugal promovem-se na APAS SHOW 2025 em São Paulo
Ainda há 35% de portugueses sem contato com a internet, regra geral, pessoas mais velhas, menos literadas e mais pobres, disse Alexandre Nilo Fonseca, presidente da ACEPI, durante a apresentação dos resultados de um estudo feito em parceria pela associação do comércio eletrónico em Portugal e a IDC, por ocasião do Fórum da Economia Digital.
A análise revela que 6,9 milhões de portugueses utilizam a Internet e um quarto da população faz compras online, cifra que representa 2,7 milhões de pessoas. Estes consumidores gastaram em 2014 2,9 mil milhões de euros em compras virtuais.
O comércio B2B (empresas para empresas) e B2C (empresas para o consumidor) mais do que duplicou nos últimos cinco anos em Portugal e vale 47 mil milhões de euros. O estudo prevê que atinja os 85 mil milhões em seis anos.
Os smartphones são cada vez mais utilizados para fazer compras eletrónicas, embora a maioria dos portugueses continue a usar o PC. O vestuário, as viagens e o alojamento, lideram as vendas. Um total de 72% dos inquiridos (entre 5.000) revela fazer compras em sites estrangeiros.