Distribuição

Incubadora de ‘startups’ da Corticeira Amorim lança 2º programa de captação em Lisboa

A segunda iniciativa de captação de empresas da incubadora da Corticeira Amorim, a Amorim Cork Ventures, decorre em Lisboa entre outubro e dezembro, através de um programa de capacitação e ‘workshops’. As inscrições estão abertas até ao próximo dia 15 de outubro

Ana Catarina Monteiro
Distribuição

Incubadora de ‘startups’ da Corticeira Amorim lança 2º programa de captação em Lisboa

A segunda iniciativa de captação de empresas da incubadora da Corticeira Amorim, a Amorim Cork Ventures, decorre em Lisboa entre outubro e dezembro, através de um programa de capacitação e ‘workshops’. As inscrições estão abertas até ao próximo dia 15 de outubro

Sobre o autor
Ana Catarina Monteiro
Artigos relacionados
Navigator registou 529M€ de volume de negócios no primeiro trimestre
Não Alimentar
Dias da Moda do UBBO trazem workshops e consultores de moda
Retalho
Quinta da Vacaria lança Grande Reserva 2019
Bebidas
Quinta da Vacaria
Equipa portuguesa vence final ibérica da 33.ª edição do L’Oréal Brandstorm com projeto inovador de skincare masculino
Inovação
Equipa portuguesa vence final ibérica da 33ª edição do L’Oréal Brandstorm
MC volta a integrar a “A List” do CDP e reforça liderança no combate às alterações climáticas
Retalho
MC
Monte da Bica aposta na exportação e apresenta novos vinhos
Bebidas
8º Congresso Nacional do Azeite vai debater os novos desafios para o setor
Alimentar
Retalho gerou 70.015 M€ de volume de negócios em 2023
Retalho
Marta Baptista: “A agricultura faz-se com pessoas”
Alimentar
Vinhos de Portugal promovem-se na APAS SHOW 2025 em São Paulo
Exportação
PUB

amorim-180.jpgA segunda iniciativa de captação de empresas da incubadora da Corticeira Amorim, a Amorim Cork Ventures, decorre em Lisboa entre outubro e dezembro, através de um programa de capacitação e ‘workshops’. As inscrições estão abertas até ao próximo dia 15 de outubro.

A multinacional de origem portuguesa ligada ao negócio da cortiça criou há cerca de um ano a incubadora Amorim Cork Ventures, que já recebeu mais de 140 candidaturas até à data em que lança a segunda chamada para a captação de empresas.

PUB

Esta nova fase será materializada, em parceria com a Beta-i, num modelo que contempla programa de capacitação e ‘workshops’ diversos, que arrancam no final de outubro nas instalações da Beta-i. A decisão dos projetos a apoiar será tomada na primeira semana de dezembro.

“A realização do programa de capacitação na capital portuguesa visa facilitar o acesso de empreendedores com ideias, aplicações ou propostas de negócio inovadoras para o setor da cortiça, evitando assim que se percam oportunidades por restrições geográficas relacionadas com a sua localização”.
Paulo Bessa, diretor-geral da incubadora , explica que “na análise das candidaturas continuam a privilegiar os princípios de seleção definidos como prioritários no lançamento da incubadora e que estão relacionados com o grau de inovação do projeto, a importância da cortiça na proposta de negócio, o potencial exportador e, não menos importante, o perfil do empreendedor ou equipa empreendedora”.

O balanço do primeiro ano da atividade da Amorim Cork Ventures é “extremamente positivo”.  Além das 140 candidaturas recebidas, foram constituídas duas ‘startups’, a que se juntam dez projetos em incubação. Os quais a empresa apoia o desenvolvimento e espera uma evolução, até ao final do ano, que passa pela prototipagem, análise de mercado e aprofundamento dos modelos de negócio. Na altura, será tomada a decisão de constituição ou não de ‘startup’.

Da primeira convocatória, que decorreu no início do ano, evidenciaram-se os projetos das áreas de construção, soluções de habitação e refrigeração industrial e uma predominância de propostas com aglomerado de cortiça expandido (que se caracteriza pelo seu cariz 100% natural e por uma tonalidade mais escura). Da primeira fase resultou o apoio a projetos das áreas de calçado, bio compósitos, design de interiores, mobilidade suave/ urbana e desporto.

Vocacionada para apoiar novas empresas, a Amorim Cork Ventures proporciona aos empreendedores o acesso não apenas a financiamento mas também a um conjunto de competências de gestão, ‘know-how’ e a redes de contactos em diferentes setores e países.

Sobre o autorAna Catarina Monteiro

Ana Catarina Monteiro

Artigos relacionados
Navigator registou 529M€ de volume de negócios no primeiro trimestre
Não Alimentar
Dias da Moda do UBBO trazem workshops e consultores de moda
Retalho
Quinta da Vacaria
Quinta da Vacaria lança Grande Reserva 2019
Bebidas
Equipa portuguesa vence final ibérica da 33ª edição do L’Oréal Brandstorm
Equipa portuguesa vence final ibérica da 33.ª edição do L’Oréal Brandstorm com projeto inovador de skincare masculino
Inovação
MC
MC volta a integrar a “A List” do CDP e reforça liderança no combate às alterações climáticas
Retalho
Monte da Bica aposta na exportação e apresenta novos vinhos
Bebidas
8º Congresso Nacional do Azeite vai debater os novos desafios para o setor
Alimentar
Retalho gerou 70.015 M€ de volume de negócios em 2023
Retalho
Marta Baptista: “A agricultura faz-se com pessoas”
Alimentar
Vinhos de Portugal promovem-se na APAS SHOW 2025 em São Paulo
Exportação
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Navegue

Sobre nós

Grupo Workmedia

Mantenha-se informado

©2025 Hipersuper. Todos os direitos reservados.