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“O Continente está a trabalhar o consumidor um a um”, diz Paulo Veiga (Sonae MC)

Por a 11 de Junho de 2015 as 11:53

Painel 1“Vivemos hoje um paradoxo”. Por um lado, “numa sociedade cada vez mais globalizada as empresas têm de pensar global”. Por outro lado, “o consumidor quer, nesta economia global, ser tratado como um indivíduo. A sua expectativa é que o retalho moderno de grande superfície o trate pelo nome e saiba o que necessita. Estamos a voltar na sofisticação às origens do retalho”, sublinha Paulo Veiga, diretor de marketing da Sonae MC, por ocasião de um dos debate, subordinado ao tema “O que mudou no retalho nos últimos anos e o que esperar do futuro”, integrado na Conferência que o Hipersuper organizou a 30 de abril, na sede da Microsoft, em Lisboa.

Atenta às tendências, a divisão de retalho alimentar da Sonae tem vindo a apostar na individualização da sua proposta de valor. “Os portadores do cartão Continente recebem cupões e vales de desconto a cada dois meses, com valências de 15 em 15 dias. São enviadas cartas para três milhões de famílias e não haverá nenhuma igual. Procura-se fazer marketing um a um”. O primeiro trimestre consolidou esta tendência de “o retalho como um todo, em particular o alimentar, de trabalhar o consumidor um a um”.

A lógica de tratar o consumidor pelo nome, de entregar os produtos em casa uma hora depois da encomenda ou a capacidade para vender fiado é um aspiracional de um cliente com cada vez menos tempo, explica por sua vez Luís Rosário, Partner do Instituto de Marketing Research. É quase o regresso do retalho às tradicionais mercearias junto às nossas casas, uma tendência que se tem consolidado à boleia da expansão das cadeias de retalho de proximidade dos grande grupos de distribuição nacionais ou internacionais com operação em Portugal: Sonae (Meu Super), Jerónimo Martins (Amanhecer), Dia (Minipreço Market) e, mais recentemente, Auchan (Pão de Açúcar).

*Notícia escrita segundo o novo acordo ortográfico

 

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