Sem categoria

RFID: uma ferramenta em ‘Omnichannel’

Capaz de manter um contacto mais direto com os clientes, com informação relevante ao direcionada e ajudando no sistema de compra, venda, abastecimento e até devolução, o omnichannel é, na atualidade, uma forma completa de gerar negócio no retalho

Rita Gonçalves
Sem categoria

RFID: uma ferramenta em ‘Omnichannel’

Capaz de manter um contacto mais direto com os clientes, com informação relevante ao direcionada e ajudando no sistema de compra, venda, abastecimento e até devolução, o omnichannel é, na atualidade, uma forma completa de gerar negócio no retalho

Rita Gonçalves
Sobre o autor
Rita Gonçalves
Artigos relacionados
Navigator registou 529M€ de volume de negócios no primeiro trimestre
Não Alimentar
Dias da Moda do UBBO trazem workshops e consultores de moda
Retalho
Quinta da Vacaria lança Grande Reserva 2019
Bebidas
Quinta da Vacaria
Equipa portuguesa vence final ibérica da 33.ª edição do L’Oréal Brandstorm com projeto inovador de skincare masculino
Inovação
Equipa portuguesa vence final ibérica da 33ª edição do L’Oréal Brandstorm
MC volta a integrar a “A List” do CDP e reforça liderança no combate às alterações climáticas
Retalho
MC
Monte da Bica aposta na exportação e apresenta novos vinhos
Bebidas
8º Congresso Nacional do Azeite vai debater os novos desafios para o setor
Alimentar
Retalho gerou 70.015 M€ de volume de negócios em 2023
Retalho
Marta Baptista: “A agricultura faz-se com pessoas”
Alimentar
Vinhos de Portugal promovem-se na APAS SHOW 2025 em São Paulo
Exportação
PUB

Por Carlos Lopez_checkpointCarlos López, Diretor de Vendas de Têxtil e RFID para o Sul da Europa da Checkpoint Systems

A forma de comprar e vender no mundo atual adquiriu, nos últimos anos, um canal importante e totalmente incontornável: as novas tecnologias de comunicação. É, pois, neste sentido, que o ‘omnichannel’ adquire um papel fundamental que o torna basilar para as transações comerciais no retalho.

PUB

Capaz de manter um contacto mais direto com os clientes, com informação relevante ao direcionada e ajudando no sistema de compra, venda, abastecimento e até devolução, o omnichannel é, na atualidade, uma forma completa de gerar negócio no retalho.

Mas quando se fala em ‘omnichannel’, em gestão de vendas e stocks e em informação dirigida ao cliente, são também os sistemas RFID que desempenham um papel preponderante e de incontornável complementaridade à venda.

De um modo geral, o uso de RFID permite um aumento na ordem dos 50 a 95% de visibilidade de inventário, 6 a 14% nas vendas, e uma drástica diminuição de situações ‘out of stock’ (na ordem dos 60 a 80%) – tudo vantagens que, aliadas ao ‘omnichannel’ permitem aumentar paulatinamente os lucros das empresas.

O RFID é essencial para uma correção localização (tracking) dos artigos, quer do momento de produção, à distribuição e venda em loja. Simultaneamente, todas estas informações permitem ao colaborador e ao retalhista manter um inventário totalmente controlado, assim como a reposição dos artigos, respondendo às exigências dos diferentes consumidores no momento da compra. Mas, nem só para as vendas efetivas o RFID é útil. A imensidão de informação disponível através dos sistemas RFID permitem, em determinadas circunstâncias, desenvolver estratégias de vendas que possibilitam não só e apenas vender o que o cliente requer naquele momento, mas também, e acima de tudo, gerir informação de venda de artigos que possam estar em excesso de stock e o retalhista pretenda vender.

Assim, e dada a informação que se recolhe de cada um dos sistemas, é natural a aceção de uma complementaridade entre os dois sistemas, usufruindo o ‘omnichannel’ dos dados do RFID para a prossecução das vendas.

É nesta realidade que, cada vez mais, os retalhistas vivem, pelo que a utilização do RFID é, na atualidade, uma parte integrante do dia a dia das lojas, tornando-se não uma opção, mas a clara e mais acertada aposta em sistemas complementares de gestão de inventário e segurança.

Artigo escrito segundo o novo acordo ortográfico

Sobre o autorRita Gonçalves

Rita Gonçalves

Artigos relacionados
Navigator registou 529M€ de volume de negócios no primeiro trimestre
Não Alimentar
Dias da Moda do UBBO trazem workshops e consultores de moda
Retalho
Quinta da Vacaria
Quinta da Vacaria lança Grande Reserva 2019
Bebidas
Equipa portuguesa vence final ibérica da 33ª edição do L’Oréal Brandstorm
Equipa portuguesa vence final ibérica da 33.ª edição do L’Oréal Brandstorm com projeto inovador de skincare masculino
Inovação
MC
MC volta a integrar a “A List” do CDP e reforça liderança no combate às alterações climáticas
Retalho
Monte da Bica aposta na exportação e apresenta novos vinhos
Bebidas
8º Congresso Nacional do Azeite vai debater os novos desafios para o setor
Alimentar
Retalho gerou 70.015 M€ de volume de negócios em 2023
Retalho
Marta Baptista: “A agricultura faz-se com pessoas”
Alimentar
Vinhos de Portugal promovem-se na APAS SHOW 2025 em São Paulo
Exportação
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Navegue

Sobre nós

Grupo Workmedia

Mantenha-se informado

©2025 Hipersuper. Todos os direitos reservados.