Menos visitas às lojas prejudica vendas de perecíveis
No último trimestre de 2014, os “frescos perecíveis” – fruta, legumes, peixe e carne – deram início a uma trajectória negativa que se acentuou nos primeiros três meses deste ano

Rita Gonçalves
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Nos últimos anos, a área dos produtos “Frescos Perecíveis” apresentou constantes crescimentos em vendas. É uma categoria na qual os retalhistas apostam forte para trazer os clientes para as lojas.
No último trimestre de 2014, os “frescos perecíveis” – fruta, legumes, peixe e carne – deram início a uma trajectória negativa que se acentuou nos primeiros três meses deste ano.
“Foi precisamente este conjunto de categorias o vector que mais contribui para a queda do volume comprado pelos lares. No total, os bens de consumo caíram 2,1%. Face ao mesmo período de 2014, esta fileira perde 5% do volume. Este aspecto estará ligado à continua redução das visitas as lojas, nos últimos seis meses”, sublinha um comunicado da Kantar Worldpanel.
Esta redução de compra nos “frescos”, apesar de praticamente transversal, é mais acentuada nos lares a Norte do País, excluindo o Grande Porto. “E junto das famílias com donas de casa com idades superiores a 35 anos”.
Dentro dos frescos, as frutas, os legumes e o bacalhau seco são as categorias que mais retraíram no trimestre em análise.