IBM cria servidor de analítica que automomiza gestão de dados de negócio
A sociedade IBM anuncia o Watson Analytics, um serviço inovador que utiliza a tecnologia cognitiva e o reconhecimento da linguagem natural, disponível no mercado de aplicações Cloud Marketplace

Ana Catarina Monteiro
Navigator registou 529M€ de volume de negócios no primeiro trimestre
Dias da Moda do UBBO trazem workshops e consultores de moda
Quinta da Vacaria lança Grande Reserva 2019
Equipa portuguesa vence final ibérica da 33.ª edição do L’Oréal Brandstorm com projeto inovador de skincare masculino
MC volta a integrar a “A List” do CDP e reforça liderança no combate às alterações climáticas
Monte da Bica aposta na exportação e apresenta novos vinhos
8º Congresso Nacional do Azeite vai debater os novos desafios para o setor
Retalho gerou 70.015 M€ de volume de negócios em 2023
Marta Baptista: “A agricultura faz-se com pessoas”
Vinhos de Portugal promovem-se na APAS SHOW 2025 em São Paulo
A sociedade IBM anuncia o Watson Analytics, um serviço inovador que utiliza a tecnologia cognitiva e o reconhecimento da linguagem natural, disponível no mercado de aplicações Cloud Marketplace. Este serviço proporciona acesso imediato a ferramentas analíticas visuais com alta capacidade de análise.
Segundo os analistas, apenas uma pequena percentagem dos directores utiliza a analítica de negócio no seu processo de tomada de decisão. Para contrariar esta tendência, a oferta foi desenhada para que “qualquer utilizador possa beneficiar de uma análise avançada e preditiva, seja qual for a sua área de negócio”.
A disponibilidade do novo serviço na Cloud está prevista para o próximo mês de Novembro e incluirá uma versão gratuita que poderá ser utilizada tanto em computadores como em dispositivos móveis. Oferece uma gama completa de serviços de analítica em modo “self-service” na plataforma Softlayer da IBM, com o acesso fácil a data refining e data wharehousing, que permitem aos utilizadores aceder e tratar dados, além da interacção com os valores.
Os negociantes podem encontrar respostas a questões como:
– Quais os factores que aumentam as minhas vendas?
– Quais os benefícios que mais motivam os colaboradores?
– Com que clientes estamos mais perto de fechar um negócio?
Por outro lado, automatiza algumas fases da análise como a preparação dos dados, a análise preditiva e a visualização de uma forma que seja compreensível para os diferentes profissionais de uma empresa, sejam os do departamento de marketing, de vendas, do financeiro ou de recursos humanos.
Encontrar e validar dados pode representar mais de 50% de um projecto de analítica. O Watson Analytics descomplexa estes passos ajudando, assim, o utilizador a encontrar rapidamente as respostas que procura.