Distribuição

Rússia domina construção de shoppings na Europa

A actividade de promoção de centros comerciais tem-se mantido concentrada em mercados emergentes, revela um estudo da CBRE

Rita Gonçalves
Distribuição

Rússia domina construção de shoppings na Europa

A actividade de promoção de centros comerciais tem-se mantido concentrada em mercados emergentes, revela um estudo da CBRE

Rita Gonçalves
Sobre o autor
Rita Gonçalves
Artigos relacionados
8º Congresso Nacional do Azeite vai debater os novos desafios para o setor
Alimentar
Retalho gerou 70.015 M€ de volume de negócios em 2023
Retalho
Marta Baptista: “A agricultura faz-se com pessoas”
Alimentar
Vinhos de Portugal promovem-se na APAS SHOW 2025 em São Paulo
Exportação
Mar Shopping Matosinhos realiza ação de prevenção para séniores
Retalho
Grupo Rodilla adquire 100% da A Padaria Portuguesa
Retalho
Buondi é o café oficial do Primavera Sound Porto 2025
Bebidas
Nuno Loureiro é o novo country manager da Mastercard em Portugal
Retalho
Pingo Doce cresce 2,8% no 1.º trimestre para 1,2 mil milhões de euros
Retalho
Quinta da Lagoalva lança colheita de 2024 de brancos e rosé
Bebidas
PUB

O mercado europeu desenvolveu 1,88 milhões de metros quadrados (m2) de novo espaço de centros comerciais no primeiro semestre.

Segundo o mais recente estudo da consultora imobiliária global CBRE, a actividade de promoção de centros comerciais tem-se mantido concentrada em mercados emergentes, com uma ampla percentagem (84%) na Europa Central e de Leste.

PUB

Na Europa, em 2013, registou-se a abertura de centros comerciais correspondente a uma área superior a 4,5 milhões de metros quadrados. Rússia, Turquia, Polónia e França registaram os níveis mais elevados de conclusão de espaços.

No último ano, Rússia e Turquia foram os mercados mais activos, com mais de 60% das conclusões de centros comerciais na Europa a localizarem-se nestes dois países. A Rússia construiu 1,5 milhões de metros quadrados de novos espaços no ano passado e o pipeline de promoção imobiliária na Turquia “continua a ser assinalável, com mais de 2,6 milhões de metros quadrados de centros comerciais em construção no primeiro semestre de 2014. Esta elevada taxa de construção deve-se à melhoria da economia e ao contínuo interesse dos promotores em cidades regionais”, explica o estudo.

Segundo Natasha Patel, Associate Director do Departamento de Retail Research da região EMEA da CBRE, “os níveis de actividade de promoção de centros comerciais na Europa são similares aos do ano passado em termos de localização, com a nova construção dominada pela Europa Central e de Leste”.

Sobre o autorRita Gonçalves

Rita Gonçalves

Artigos relacionados
8º Congresso Nacional do Azeite vai debater os novos desafios para o setor
Alimentar
Retalho gerou 70.015 M€ de volume de negócios em 2023
Retalho
Marta Baptista: “A agricultura faz-se com pessoas”
Alimentar
Vinhos de Portugal promovem-se na APAS SHOW 2025 em São Paulo
Exportação
Mar Shopping Matosinhos realiza ação de prevenção para séniores
Retalho
Grupo Rodilla adquire 100% da A Padaria Portuguesa
Retalho
Buondi é o café oficial do Primavera Sound Porto 2025
Bebidas
Nuno Loureiro é o novo country manager da Mastercard em Portugal
Retalho
Pingo Doce cresce 2,8% no 1.º trimestre para 1,2 mil milhões de euros
Retalho
Quinta da Lagoalva lança colheita de 2024 de brancos e rosé
Bebidas
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Navegue

Sobre nós

Grupo Workmedia

Mantenha-se informado

©2025 Hipersuper. Todos os direitos reservados.